Sindicatos de bancários de todo país realizam assembleias nesta segunda-feira, (17/10), para discutir e votar as propostas apresentadas na sexta-feira, dia 14/10, durante a sétima rodada de negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), em São Paulo. Também serão debatidas as propostas específicas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.
Em Dourados a assembleia acontece às 17:30h, desta segunda-feira, na sede da entidade, a Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 e a diretoria do sindicato está convocando toda a categoria para participar e decidir democraticamente, pela aceitação ou rejeição das propostas apresentadas.
Caso a categoria aceite e aprove as propostas encerra-se a maior greve dos bancários, dos últimos 20 anos, com fechamento de 9.254 agências em todo o país. Com participação histórica da base do Sindicato de Dourados e Região, que paralisou 100% de sua base territorial composta por 13 municípios.
A orientação do Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), referendada pela diretoria do Sindicato de Dourados é de aceitação das três propostas, com a suspensão da greve e volta ao trabalho a partir desta terça-feira,( 18/10).
"As novas propostas são resultado de um intenso processo de mobilização e negociação, que é o caminho que sempre defendemos, sem interferência de atores externos, para que os trabalhadores possam consolidar e avançar nas suas conquistas", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional.
A Fenaban propõe reajuste salarial de 9% (inflação do período mais aumento real de 1,5%), valorização do piso da categoria em 12%, (aumento real de 4,3%) e melhorias na Participação nos Lucros e Resultados (PLR), com elevação da parcela fixa da regra básica (reajuste de 27,2%) e do teto da parcela adicional (reajuste de 16,7%).
A proposta dos bancos inclui também avanços nas condições de saúde, segurança e trabalho. "Conquistamos uma cláusula que proíbe a divulgação de rankings individuais dos funcionários, como forma de frear a cobrança das metas abusivas, combatendo o assédio moral", destaca Cordeiro. "Também obtivemos outra cláusula que obriga os bancos a coibir o transporte de numerário por bancários, que deve ser realizado conforme a lei federal nº 7.102/83, através de vigilantes", salienta Cordeiro.
Segundo Raul Verão, presidente do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, "Derrotamos a visão atrasada de que salário gera inflação e garantimos a continuidade, desde 2004, da política de recomposição salarial dos bancários, com aumento real pelo oitavo ano consecutivo e valorização do piso, como forma de fortalecer o desenvolvimento econômico com distribuição de renda".
Os dias de greve não serão descontados, mas serão compensados em até duas horas por dia, de segunda a sexta-feira, até o dia 15 de dezembro e, assim como nos anos anteriores, eventual saldo após esse período será anistiado.
As propostas específicas do BB e da Caixa também apresentam melhorias para os bancários, envolvendo questões de carreira e condições de trabalho, dentre outras. "Entre os principais avanços, destacam-se a PLR social e a contratação de 5 mil empregados na Caixa e a valorização do plano de cargos e salários no BB", salienta o vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região e funcionário do Banco do Brasil, Carlos Longo.
Ainda segundo Longo, “Infelizmente em relação a mais contratações só conseguimos avançar na Caixa, pois como sempre dissemos, a nossa campanha vai muito além de reajuste salarial e as contratações são fundamentais para melhorar o atendimento aos clientes e usuários”. Lembrando ainda que: “Mesmo que as negociações sejam encerradas com a aprovação das propostas nesta segunda-feira, o movimento sindical continuará pautando os bancos durante todo o ano para que haja mais contratações”.
A greve, que começou no dia 27 de setembro, completa 21 dias nesta segunda-feira e chegou a paralisar 9.254 agências e vários centros administrativos de bancos públicos e privados em todos os 26 estados e no Distrito Federal, segundo levantamento da Contraf-CUT com base nas informações enviadas pelos sindicatos.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Dona de casa sai para ir ao banco sacar Bolsa Família e desaparece
Regras para cultivo de cannabis medicinal começam a valer em agosto

Envolvido em caso de lesão corporal morre em hospital de Dourados
Moraes autoriza Silvinei Vasques a cursar doutorado EAD na prisão

Douradense de 19 anos morre afogado em ilha de São Paulo

Em Dourados, 17 mil alunos da Rede Estadual voltam à sala de aula

Morador de Anastácio é o motorista morto em acidente na BR-262
Caixa e MDS lançam microcrédito para integrantes no CadÚnico

Após tentativa de fuga, motorista é preso com 103 quilos de cocaína

Babu Santana, Sarah Andrade e Sol Vega estão no Paredão do BBB
Mais Lidas

Acusado de série de furtos, 'Microfone' ganha liberdade sem passar por audiência de custódia

Autoridades divergem sobre cobrança de tarifa de água após implantação de rede nas aldeias

Com sensação térmica nas alturas, Dourados entra em alerta de chuvas intensas
