quinta, 10 de setembro de 2026
Dourados
27ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
BRASIL

Ativista e viúva de Marighella, Clara Charf morre aos 100 anos

03 novembro 2025 - 11h45Por Agência Brasil

A ativista brasileira Clara Charf, viúva de Carlos Marighella, morreu nesta segunda-feira (3), aos 100 anos, de causas naturais. Ela estava hospitalizada havia alguns dias e foi intubada, segundo comunicado da Associação Mulheres Pela Paz, da qual era fundadora e presidenta.

Para a organização, Clara “deixa um legado de lutas pelos direitos humanos e equidade de gênero”. E continua:

“Clara foi grande. Foi do tamanho dos seus 100 anos. Difícil dizer que ela apagou. Porque uma vida com tamanha luminosidade fica gravada em todas e todos que tiveram o enorme privilégio de aprender com ela. Vá em paz, querida guerreira.”

Clara foi uma mulher à frente de seu tempo e teve de se reinventar e vencer enormes obstáculos ao longo de sua vida, principalmente aqueles ligados a seu companheiro, que foi perseguido e morto pela ditadura militar.

Na década de 1940, Clara se tornou comissária de bordo, mas desde muito cedo – aos 16 anos – participava ativamente da vida política do país. Entrou para o Partido Comunista Brasileiro e, em 1947, se casou com Marighella. Assim como ele, ela também foi perseguida e presa pelo governo ditatorial.

Após a morte de seu marido, Clara foi para o exílio, inicialmente em Cuba. Devido à perseguição, ela viveu dez anos fora do país, retornando em 1979, durante a anistia. No retorno ao Brasil, Clara atuou fortemente na luta pelos direitos das mulheres, pela liberdade e por uma sociedade mais justa e igualitária.

Em 2005, Clara Charf passou a coordenar no Brasil o movimento Mulheres pela Paz ao Redor do Mundo, que nasceu na Suíça. A ideia foi promover a indicação coletiva de mil mulheres para o Prêmio Nobel da Paz de 2005. No Brasil, seria preciso escolher 52 mulheres ativistas.

Clara era a mais velha de três irmãos, nasceu em Maceió (Alagoas), depois que os pais, judeus russos, fugiram da Europa. O pai, Gdal, trabalhou como mascate. Mesmo assim, Clara conseguiu aprender inglês e piano. A família mudou-se para Recife onde a comunidade judaica já havia se estabelecido. Na capital pernambucana, a matriarca Ester morreu de tuberculose com apenas 40 anos de idade. 

Diante das dificuldades da família, a filha mais velha foi para o Rio de Janeiro com 20 anos de idade. Filiou-se ao Partido Comunista em 1946, onde, conheceu Marighella. Clara foi vender jornal em um bonde, mas seu pai não viu com bons olhos essa atividade, nem depois o namoro com o comunista não-judeu. Graças ao conhecimento do idioma inglês, conseguiu uma vaga para ser comissária de bordo.

A união do casal fez com que ambos lutassem juntos em ideais de transformação do Brasil durante a ditadura.

Após o exílio, ela foi candidata a deputada estadual, em 1982, pelo Partido dos Trabalhadores. Teve 20 mil votos, mas não se elegeu, o que não a impediu de continuar sua luta por um Brasil mais igualitário e justo.

Clara Charf deixa um imenso legado com projetos de conscientização pelos direitos das mulheres, batalha que travou ao longo de sua vida.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Desabamento de telhado mobiliza Bombeiros e Samu em empresa na Vila Industrial
DOURADOS

Desabamento de telhado mobiliza Bombeiros e Samu em empresa na Vila Industrial

Mulheres, idosos e pessoas com deficiência poderão pedir desembarque fora do ponto à noite
PROJETO DE LEI

Mulheres, idosos e pessoas com deficiência poderão pedir desembarque fora do ponto à noite

Brasil habilita 21 novos estabelecimentos para exportar carne e miúdos bovinos à Indonésia
HABILITAÇÃO

Brasil habilita 21 novos estabelecimentos para exportar carne e miúdos bovinos à Indonésia

Plano de saúde terá que cobrir mamografia digital para todas as idades
SAÚDE

Plano de saúde terá que cobrir mamografia digital para todas as idades

Homem encontrado morto sob figueira apresentava problemas com álcool, diz familiar
DOURADOS

Homem encontrado morto sob figueira apresentava problemas com álcool, diz familiar

CLIMA

Trabalho preventivo da prefeitura ajuda para que Dourados não registre quedas de árvores no temporal

AÇÃO CONJUNTA

Condenado a mais de 23 anos por latrocínio na Paraíba é preso em MS

ECONOMIA

Isenção da "taxa das blusinhas" em compras até US$ 50 é sancionada

POLÍTICA

Sancionada lei que autoriza o BNDES a criar subsidiárias

POLÍTICA

Projeto permite transferência gratuita de titularidade de passagem aérea

Mais Lidas

DOURADOS

Grupo anuncia reativação do Dourados Park Hotel após duas décadas fechado

INFORME PUBLICITÁRIO

Pedro Juan Caballero abre a temporada da Black Friday Shopping China

DOURADOS

Interno da PED morre no Hospital da Vida após ser socorrido com suspeita de agressão

TEMPO

Com alerta de tempestade a partir da noite, Dourados deve ter semana chuvosa