Menu
Busca segunda, 25 de maio de 2020
(67) 99659-5905

Ataques a brasileiros no PY são parte de um 'plano', diz delegado

14 dezembro 2009 - 14h04

Os constantes ataques de camponeses armados a agricultores de origem brasileira assentados no município de Mariscal López, a 100 quilômetros da fronteira, responderiam a um plano cuidadosamente desenhado. Foi o que opinou, em entrevista ao Diário Última Hora, o delegado Roberto Maldonado.
Na última quinta-feira (10), três brasiguaios ficaram feridos durante ataque de radicais que pretendiam interromper a fumigação de agrotóxicos em uma lavoura de soja. Na mesma região, um policial que custodiava uma propriedade foi assassinado, em episódio ocorrido no mês de outubro.
“Eu creio que estes constantes ataques e enfrentamentos dos camponeses de nossa região fazem parte de um plano que eles já têm completamente esquematizado e sabem quando atuar”, ponderou Maldonado, comandante da delegacia situada na conflitiva Colônia Santa Teresa.
Odir Gobi, familiar de dois dos feridos no último ataque, tem opinião similar. “Uma vez nos tomaram de refém por várias horas, com intenção de que nossas famílias deixem as propriedades [cerca de 400 hectares, ocupados por 18 agricultores] que eles querem supostamente recuperar”, relembrou.
“Estes camponeses já queimaram nossos tratores, caminhonetes e outras ferramentas. Feriram também outros produtores e sempre estão buscando problemas. Neste ano, já nos atacaram três vezes”, lamentou. Gobi fez críticas, ainda, à “postura omissa” de Alfredo Mieres, representante do Ministério Público local.
“Já temos como 50 denúncias guardas nas gavetas e ontem (11) denunciamos novamente este caso, mas o promotor me disse que na segunda-feira (14) indiciaria os responsáveis. O triste é que Mieres é muito frouxo e nunca faz nada para melhorar”, criticou.
Agricultores brasiguaios da região de Mariscal López / Laterza Cué denunciam, também, a suposta conivência do governo paraguaio em relação aos camponeses violentos, que contariam com “costas quentes” no Ministério do Interior.

Deixe seu Comentário

Leia Também

STJ
Quinta Turma dará mais publicidade aos processos levados em mesa para julgamento
BRASIL
Câmara pode votar Lei de Emergência Cultural na próxima terça-feira
BRASIL
Firjan Senai oferece cursos de aperfeiçoamento para todo o país
STJ
Juiz deverá aplicar medidas coercitivas a familiares que se recusam a fazer DNA, sejam ou não parte na investigação de paternidade
STF
Empresas optantes pelo Simples têm direito a imunidades em receitas decorrentes de exportação
MINISTRO
Weintraub: “tentam deturpar minha fala para desestabilizar a nação”
DIA MUNDIAL
Situação de stress social pode ser gatilho para quem tem esquizofrenia
ESTADO
Canil do Corpo de Bombeiros participa de ocorrências no interior e na capital
ESPORTE
Beach Handebol brasileiro busca alternativas para se manter no topo
INTERIOR
Com peças de Lego, alunas da UEMS criam robô que ajuda na prevenção do coronavírus

Mais Lidas

TRAGÉDIA
Homem morre atropelado por rolo compactador
PANDEMIA
Dourados ultrapassa marca de 100 casos confirmados de coronavírus
MARACAJU
Homem morre após tentativa de fuga e troca de tiros com a polícia
MS-145
Motorista disse não ter visto momento que atropelou e matou ciclista