quarta, 20 de maio de 2026
Dourados
17ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Após perder PanAmericano e Baú, Silvio Santos deve ficar sem TV paga

04 janeiro 2013 - 15h30

#####Folha


O empresário e apresentador Silvio Santos deve perder o controle da TV Alphaville, que atua no segmento de TV paga na Grande São Paulo, devido à implementação da nova lei de TV por assinatura, que veda que uma emissora de televisão ou rádio tenha o controle de uma empresa de telecomunicações, ramo ao qual pertencem as operadoras de TV por assinatura. Desde novembro de 2010, quando foi descoberto o rombo bilionário no banco PanAmericano, o empresário reviu boa parte de seus negócios e se desfez de parte do império construído ao longo de sua vida inteira. Para sanar as dívidas e enxugar as atividades do Grupo Silvio Santos, o apresentador vendeu o PanAmericano, a empresa de pagamentos online Braspag e por último a rede de lojas do Baú da Felicidade.



O SBT, que foi dado como garantia no empréstimo de R$ 2,5 bilhões do Fundo Garantidor de Crédito do banco, manteve-se em seu portfólio, que agora concentra ações em consumo, com a Jequiti Cosméticos, comunicação, por meio do SBT, e capitalização, por meio da Liderança capitalização, cujo principal produto é a Tele Sena. Além dessas empresas, segundo informações do site oficial, fazem parte do Grupo Silvio Santos a Sisan Empreendimentos Imobiliários, no setor de incorporação imobiliária, a produtora de vídeo Promolíder e o hotel Sofitel Jequitimar Guarujá, na área de hotelaria.



Para evitar a perda da emissora de TV por assinatura, o empresário enviou em outubro à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) um novo organograma societário no qual o SBT passa a ter 49% do capital votante da TV Alphaville, enquanto Renata Abravanel, filha do empresário, fica com 6%. Segundo a nova legislação, Silvio Santos não pode ter 50% ou mais do capital com direito a voto da TV Alphaville, de acordo com informações do jornal Folha de S.Paulo e Terra.



A tentativa do apresentador de diminuir sua participação na operadora de TV paga não é ilegal, porém deverá ser vetada pela Anatel, que tem uma resolução que define controle que tem o controle de uma empresa quem a dirige, de forma direta ou indireta; o que significa que mesmo fora de parte da empresa o empresário deve continuar sendo considerado seu gestor. Além da perda de bens, o empresário de 80 anos enfrenta outro problema: definir um sucessor. Para ajudá-lo na tarefa, ele contratou uma consultoria para apontar quem está melhor preparado para assumir o comando de suas empresas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Motorista é flagrado transportando 46 pneus contrabandeados na BR-262
TRÊS LAGOAS

Motorista é flagrado transportando 46 pneus contrabandeados na BR-262

Taxista é flagrado transportando cocaína de Ponta Porã até Dourados
TRÁFICO

Taxista é flagrado transportando cocaína de Ponta Porã até Dourados

Marçal vistoria obras do Ceim Vila Erondina e destaca compromisso com a Educação
DOURADOS

Marçal vistoria obras do Ceim Vila Erondina e destaca compromisso com a Educação

STF rejeita pedido de destaque para revisão de aposentadorias do INSS
BRASIL

STF rejeita pedido de destaque para revisão de aposentadorias do INSS

MS está entre Estados com melhores índices de aleitamento materno exclusivo
HUMANIZAÇÃO

MS está entre Estados com melhores índices de aleitamento materno exclusivo

DOURADOS

Área é desafetada no Parque Antenor Martins para construção de novo posto da Seleta

POLÍTICAS PÚBLICAS

Dourados conquista reconhecimento estadual com projeto voltado à juventude rural

CULTURA

Dourados recebe 3ª Mostra Literária da Pessoa com Deficiência

POLÍTICA

Parecer da 6x1 é adiado em meio à pressão para transição de 10 anos

POLÍCIA

Cadela morre após agressões e tutor é preso em flagrante em MS

Mais Lidas

OPORTUNIDADE

MS tem concursos abertos com inscrições encerrando em maio; confira prazos

PEDRO JUAN CABALLERO

Brasileiro é executado com tiros de fuzil na região de fronteira

CLIMA

Dourados segue em alerta após domingo de chuvas intensas

DOURADOS

Prefeitura entrega uniformes para equipe do Samu após oito anos sem reposição