A Anvisa (Agência Nacional de Vigilâncioa Sanitária), determinou o recolhimento de lote de sardinha congelada após a identificação da bactéria Salmonella spp., segundo resolução publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, dia 29 de abril.
A medida atinge o produto “Peixe Congelado Sardinha Laje” (espalmada e eviscerada), da empresa JMS Indústria e Comércio de Pescados. De acordo com a agência, análises laboratoriais detectaram a presença da bactéria em amostras de 25 gramas do alimento, o que caracteriza, segundo o texto oficial, “resultado microbiológico insatisfatório e condição de impropriedade para consumo humano”.
Lote específico e medida imediata
O recolhimento envolve o lote 13099022444. A Anvisa determinou a suspensão imediata da comercialização, distribuição e uso do produto, além do recolhimento voluntário das unidades que já estão no mercado.
Esse tipo de medida é adotado quando há risco sanitário direto ao consumidor, mesmo que não haja, necessariamente, registros públicos de casos de intoxicação associados ao lote.
O que o consumidor deve fazer
Quem tiver adquirido a sardinha desse lote deve interromper o consumo imediatamente.
A orientação é procurar o local de compra ou entrar em contato com o fabricante para informações sobre devolução ou descarte. Também é possível acionar os órgãos de defesa do consumidor caso haja dificuldade no ressarcimento.
O que é a salmonella e quais os riscos
A Salmonella é uma bactéria associada a infecções gastrointestinais, geralmente transmitidas por alimentos contaminados, especialmente de origem animal.
Os sintomas mais comuns incluem:
diarreia
febre
dor abdominal
náuseas e vômitos
Eles costumam aparecer entre seis e 48 horas após o consumo do alimento contaminado e, na maioria dos casos, duram alguns dias.
Em grupos mais vulneráveis — como crianças, idosos, gestantes e pessoas com imunidade comprometida — a infecção pode evoluir para quadros mais graves, com risco de desidratação e necessidade de internação.
Distribuição e próximos passos
A Anvisa não detalhou quantas unidades foram distribuídas nem em quais estados o produto foi comercializado.
A empresa responsável deve conduzir o recolhimento e adotar medidas para evitar novos casos, sob monitoramento da agência sanitária. A orientação geral é que consumidores fiquem atentos a comunicados oficiais e evitem consumir produtos de origem desconhecida ou sem procedência clara.
Em nota, A JMS Indústria e Comércio de Pescados Ltda. informa que, "ao identificar a presença de Salmonella em um lote específico de pescado, adotou imediatamente todas as medidas sanitárias cabíveis.
A própria empresa realizou a comunicação formal ao cliente para início do recall, bem como notificou diretamente os órgãos competentes, incluindo a ANVISA, de forma preventiva e transparente.
As análises laboratoriais e a investigação completa do processo produtivo descartaram a ocorrência de contaminação no ambiente industrial da empresa, caracterizando-se como um evento pontual, com indícios de origem externa, possivelmente associada a fontes ambientais naturais.
A JMS reafirma seu compromisso com a segurança alimentar, a qualidade dos produtos e o rigor no cumprimento das normas sanitárias."
Deixe seu Comentário
Leia Também

Com maio mais chuvoso em 11 anos, Dourados entra em alerta de tempestade até quinta

Palestra sobre autismo e nutrição é realizada em Dourados

Mortos em confronto com a polícia possuíam passagens por vários crimes

Prefeitura adquire 80 camas hospitalares para renovar estrutura do Hospital da Vida

Seleta faz jantar especial de Dia dos Namorados com renda destinada a projetos sociais

Cuidados básicos para evitar golpes em compras pela internet

Juventude AG faz treinos em dois períodos antes da viagem para Natal

CCJ retoma nesta terça debate sobre redução da maioridade penal

Licitação para construir Caps I em Dourados é suspensa para análise técnica

Motorista foge por milharal e abandona caminhão com 6 toneladas de maconha em Dourados
Mais Lidas

MS tem concursos abertos com inscrições encerrando em maio; confira prazos

Prefeitura entrega uniformes para equipe do Samu após oito anos sem reposição

Brasileiro é executado com tiros de fuzil na região de fronteira

A medida atinge o produto "Peixe Congelado Sardinha Laje" (espalmada e eviscerada), da empresa JMS Indústria e Comércio de Pescados - Crédito: Freepik