sexta, 15 de maio de 2026
Dourados
18ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
SAÚDE

Anvisa e PF vão combater venda ilegal de medicamentos emagrecedores

06 maio 2026 - 13h08Por Agência Brasil

A Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Polícia Federal (PF) pretendem assinar um acordo de cooperação para combater, conjuntamente, o mercado ilegal das chamadas canetas emagrecedoras – medicamentos injetáveis que utilizam substâncias como a tirzepatida e semaglutida no tratamento da obesidade.

Segundo o diretor da Anvisa, Daniel Pereira, a parceria vai permitir a intensificação do enfrentamento a crimes e riscos sanitários envolvendo a produção, importação e venda irregular de medicamentos. O objetivo é frear a comercialização ilícita de produtos sem registro e comprovação de origem e qualidade, inclusive por meio de plataformas digitais.

“Esta articulação ganha ainda mais relevância diante do aumento expressivo de eventos adversos associados ao uso destes medicamentos, muitas vezes sem prescrição médica ou com produtos sem qualquer garantia de qualidade, pureza ou segurança”, disse Pereira ao abrir, nesta quarta-feira (6), a 7ª Reunião Pública da diretoria da agência.

De acordo com Pereira, a cooperação consolida um modelo já testado em operações conjuntas pontuais, como a Heavy Pen, que, no mês passado cumpriu 45 mandados judiciais de busca e apreensão e 24 ações de fiscalização no Espírito Santo, em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, no Pará, Paraná, em Roraima, no Rio Grande do Norte, em São Paulo, Sergipe e Santa Catarina.

“Trata-se, portanto, de uma cooperação que vai além da resposta pontual. Ela consolida um modelo de atuação integrada, preventiva e baseada em evidências”, comentou Pereira.

Ele frisou que as ações anteriores evidenciaram “a gravidade do problema, com apreensão em larga escala, interdições de estabelecimentos e a identificação de substâncias sem registro”.

Na prática, os medicamentos apreendidos em futuras operações conjuntas, frutos da parceria, serão analisados de forma integrada, com perícia da PF e suporte técnico da Anvisa, permitindo avaliar a composição dos produtos ilícitos.

“Para a autoridade sanitária, isto é essencial à avaliação do risco concreto à saúde da população. Já para o Estado, os resultados [da análise conjunta] fortalecem os inquéritos criminais, contribuindo para interromper cadeias ilícitas altamente organizadas, muitas, interestaduais e apoiadas em plataformas digitais”, acrescentou Pereira.

 Ao defender a atuação regulatória, o diretor destacou que a proteção à saúde exige uma resposta coordenada entre diferentes esferas do governo e a superação do impasse entre o necessário rigor técnico e a importância da disponibilidade de medicamentos.

“A saúde pública do século 21 exige instituições fortes, técnicas, éticas e comprometidas com o bem coletivo”, afirmou.

De acordo com Pereira, “para ser efetiva, a atuação regulatória precisa dialogar, de forma estruturada, com as ações de fiscalização, investigação e repressão criminal”, concluiu o diretor da Anvisa.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Projeto Acolhida debate melhorias no amparo a vítimas na comarca de Dourados
JUSTIÇA

Projeto Acolhida debate melhorias no amparo a vítimas na comarca de Dourados

Gianni reforça combate à violência sexual infantil durante reunião do COMCEX em Dourados
DOURADOS

Gianni reforça combate à violência sexual infantil durante reunião do COMCEX em Dourados

Cidadão já pode parcelar serviços de habilitação diretamente no portal Meu Detran
FACILIDADE

Cidadão já pode parcelar serviços de habilitação diretamente no portal Meu Detran

Unigran Decor 2026 celebra edição histórica em comemoração aos 50 anos da Instituição
DOURADOS

Unigran Decor 2026 celebra edição histórica em comemoração aos 50 anos da Instituição

STF apura emenda parlamentar para produtora de filme sobre Bolsonaro
BRASIL

STF apura emenda parlamentar para produtora de filme sobre Bolsonaro

OBRA

Após cobranças de Franklin, licitação do CEU da Cultura avança em Dourados

LEGISLATIVO DE MS

Deputado Zé Teixeira reitera pedidos de manutenção e melhorias em rodovias

ALERTA

Vizinho de MS, Estado de SP confirma mais duas mortes por febre amarela

DOURADOS

Laudo confirma que mulher morreu por causas naturais no Panambi

FRONTEIRA

Hilux furtada em Minas Gerais é recuperada em MS

Mais Lidas

LOGÍSTICA

Começa obra que encurtará distância entre Capital e município do interior

DOURADOS

Mulher é encontrada morta dentro de casa e polícia suspeita de crime

DOURADOS

Furto de veículo é registrado no Jardim Caramuru após vítima estacionar em frente a supermercado

DOURADOS

Ciclista que teve o corpo dilacerado em atropelamento tinha 58 anos