terça, 21 de abril de 2026
Dourados
28ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
BRASIL

Anvisa autoriza última fase de testes da vacina contra dengue

11 dezembro 2015 - 20h05

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta sexta feira (11), o início da terceira fase de testes da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan. Esta é a última etapa necessária para que o Instituto protocole o pedido de registro da vacina à Anvisa, que avaliará a qualidade, segurança e eficácia do produto.

A autorização ocorreu após análise do Dossiê de Desenvolvimento Clínico de Medicamento (DDCM) enviado pelo Butantan à Agência. No documento constam os resultados dos ensaios clínicos fase II, além do cumprimento das exigências técnicas que haviam sido feitas pela Anvisa para comprovar a segurança da vacina.

Em outubro, a Anvisa solicitou novamente o status do estudo fase II. O Butantan informou que a previsão era que os dados de segurança dessa fase estariam disponíveis no início de dezembro de 2015. Já os resultados completos seriam apresentados no final de janeiro de 2016. O Instituto ainda informou que o atraso na finalização da fase II se deu por problemas de replicação dos Sorotipos 2 e 3 dos vírus contidos na vacina. A Anvisa ainda fez novos questionamentos em relação à estabilidade da vacina ao Instituto.

A Anvisa ainda fez novos questionamentos em relação à estabilidade da vacina ao Instituto, que solicitou formalmente autorização para início do estudo da fase III apenas com os resultados de segurança da etapa anterior.

O Butantan cumpriu essas exigências em novembro. Os documentos com as informações completas somente foram enviados pelo Instituto na última terça-feira (8). Após análise dos dados, o início da fase III foi autorizado pela Anvisa.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Bebê é encontrado morto dentro de lixeira
PONTA PORÃ

Bebê é encontrado morto dentro de lixeira

Relatório da Unesco destaca contribuição de sítios protegidos ao meio ambiente; veja quais no Brasil
PRESERVAÇÃO

Relatório da Unesco destaca contribuição de sítios protegidos ao meio ambiente; veja quais no Brasil

Após três dias internado, morre idoso que caiu de plantadeira na Vila Formosa
DOURADOS

Após três dias internado, morre idoso que caiu de plantadeira na Vila Formosa

Notificação a vendedora de marmitas por movimentar pix é fake news, diz Receita Federal
DESINFORMAÇÃO

Notificação a vendedora de marmitas por movimentar pix é fake news, diz Receita Federal

MS projeta salto na industrialização da tilápia
PSICULTURA

MS projeta salto na industrialização da tilápia

POLÍTICA

Lula fala em reciprocidade após expulsão de delegado dos EUA

DOIS CASOS

Acusado de assaltar motoristas de aplicativo é preso em Dourados

MEIO AMBIENTE

ONG busca ciência para orientar manejo sustentável de costões rochosos

DOURADOS

Postos da Seleta e Santo André abrem neste feriado a partir das 12h

66 ANOS

Com miniaturas, artesãos dão novo sentido à Brasília dos monumentos

Mais Lidas

ECONOMIA

Saque-aniversário do FGTS segue disponível em abril; veja quem pode retirar valores

DOURADOS

Vereador cobra medidas urgentes contra circulação de veículos elétricos guiados por menores

ARAL MOREIRA

Em ocorrência, enfermeira descobre que vítima era o próprio filho

DOURADOS

Homem morre ao ficar com a cabeça presa em portão de residência