sábado, 17 de maio de 2025
Dourados
29ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Alunos têm até amanhã para inscrever trabalhos em evento da UNE

23 dezembro 2012 - 18h12

A 8ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE) traz para a próxima edição uma Mostra Selecionada de Projetos de Extensão. As inscrições dos projetos podem ser feitas no site http://une.org.br/eventos/ até amanhã, dia 24 de dezembro de 2012.

Projetos de Extensão têm caráter educativo, artístico, social, desportivo, cultural, científico ou tecnológico, de curto e médio prazo de duração e geralmente atendem à comunidade. Para concorrer à Mostra Selecionada, os projetos podem compreender cursos, conferências e seminários, prestação de serviços como assessorias, assistências e consultorias a diversos segmentos da sociedade além de ações de difusão cultural.

Na Universidade Federal de Pernambuco, por exemplo, o projeto de extensão do "Curso de Realidade Brasileira e Nordestina" capacita agentes populares e lideranças comunitárias de movimentos e organizações sociais com princípios na educação popular. Já o projeto "Arte como terapia: Um novo olhar na oncologia" visa promover uma melhor qualidade de vida por meio de oficinas, levadas à Enfermaria de Ginecologia do Hospital das Clínicas (HC)/UFPE e dirigidas aos pacientes em tratamento oncológico.

A extensão se caracteriza por sua diversidade e multidisciplinaridade. "A extensão é uma via de mão dupla, uma troca de saberes acadêmico e popular, uma democratização do conhecimento tendo a participação efetiva da

comunidade na universidade", explica o coordenador da Mostra de Projetos de Extensão da Bienal, Fellipe Redó.

Ao mesmo tempo em que beneficia a população as ações extensionistas propiciam ao estudante a oportunidade para um aprendizado teórico-prático contextualizado, desenvolvimento cultural, responsabilidade social e formação da cidadania. Segundo Redó, a intenção da Bienal ao inserir esta Mostra é valorizar e incentivar mais projetos com essa característica.

"Queremos ver a universidade de forma integradora não só como formadora de especialistas, mas estendendo seu conhecimento, compartilhando e ganhando com a troca com a comunidade", destacou.

De acordo com o coordenador da mostra, todo tipo de projeto que articule o ensino e a pesquisa, a teoria e prática é bem-vindo. "Acredito que vamos receber muitas iniciativas boas que viabilizam a relação entre a academia e a sociedade. Elas podem servir de laboratório para pensarmos na divulgação das práticas de extensão nas universidades de todo o país", ressaltou.

Os trabalhos podem ser inscritos individualmente ou em grupo, mas é necessário que pelo menos metade da equipe seja aluno da universidade. Os projetos devem ser inscritos na forma de resumo expandido e de pôster. Os projetos selecionados serão divulgados no site da UNE (www.une.org.br) e no site da Bienal (www.bienaldaune.org.br) no dia 04 de janeiro de 2013.

###Vem aí a 8ª BIENAL da UNE
A 8ª Bienal terá como sede a cidade de Recife e Olinda, em Pernambuco, e suas atividades serão realizadas entre os dias 22 a 26 de janeiro. "A volta da Asa Branca" é o tema da atividade desse ano e tem como homenageado especial Luiz Gonzaga, cujo centenário é comemorado em 2012. O evento traz mostras artísticas selecionadas entre estudantes de várias universidades do país, shows, oficinas e debates sempre com um qualificado rol de convidados entre ativistas, intelectuais, artistas e figuras públicas. Para mais informações, acesse: www.bienaldaune.com.br ou facebook.com/bienaldauneoficial

Deixe seu Comentário

Leia Também

PROJERO DE LEI

Programa de capacitação de mulheres para atuar no turismo é criado

Morre Claudinei da Silva, ex-prefeito de Glória de Dourados e ex-deputado estadual de MS
LUTO

Morre Claudinei da Silva, ex-prefeito de Glória de Dourados e ex-deputado estadual de MS

Baile Charme do viaduto de Madureira comemora 35 anos
GERAL

Baile Charme do viaduto de Madureira comemora 35 anos

Cunhado é suspeito de furtar celulares de familiares em residência
DOURADOS

Cunhado é suspeito de furtar celulares de familiares em residência

Seja Luz para o Brasil! Não desista!
ARTIGO

Seja Luz para o Brasil! Não desista!

INFORME PUBLICITÁRIO

Último fim de semana da Expoagro: aproveite as condições exclusivas da Enzo Caminhões Mercedes-Benz

GERAL

Desastre de Mariana: ação civil pública mira escritórios de advocacia

DOURADOS

Laudir busca esclarecimentos sobre interrupção do serviço de motolância do Samu

DOURADOS

Curso de Veterinária da Unigran encerra XVI Semana Científica com saldo positivo

HISTÓRIAS

Centenário, Ranulfo renova CNH em MS se emociona ao "reconquistar" independência

Mais Lidas

DOURADOS

Mulher tenta forçar adolescente a tocá-la e é presa por importunação sexual

DOURADOS

Reparo em adutora é finalizado, mas abastecimento só deve ser concluído à tarde

ITAQUIRAÍ

Feminicida compartilhou foto de vítima morta em grupos de WhatsApp

TRÁFICO

Cocaína avaliada em R$ 18 milhões é apreendida no Anel Viário de Dourados