Menu
Busca sexta, 03 de abril de 2020
(67) 9860-3221

Alunos têm até amanhã para inscrever trabalhos em evento da UNE

23 dezembro 2012 - 18h12

A 8ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE) traz para a próxima edição uma Mostra Selecionada de Projetos de Extensão. As inscrições dos projetos podem ser feitas no site http://une.org.br/eventos/ até amanhã, dia 24 de dezembro de 2012.

Projetos de Extensão têm caráter educativo, artístico, social, desportivo, cultural, científico ou tecnológico, de curto e médio prazo de duração e geralmente atendem à comunidade. Para concorrer à Mostra Selecionada, os projetos podem compreender cursos, conferências e seminários, prestação de serviços como assessorias, assistências e consultorias a diversos segmentos da sociedade além de ações de difusão cultural.

Na Universidade Federal de Pernambuco, por exemplo, o projeto de extensão do "Curso de Realidade Brasileira e Nordestina" capacita agentes populares e lideranças comunitárias de movimentos e organizações sociais com princípios na educação popular. Já o projeto "Arte como terapia: Um novo olhar na oncologia" visa promover uma melhor qualidade de vida por meio de oficinas, levadas à Enfermaria de Ginecologia do Hospital das Clínicas (HC)/UFPE e dirigidas aos pacientes em tratamento oncológico.

A extensão se caracteriza por sua diversidade e multidisciplinaridade. "A extensão é uma via de mão dupla, uma troca de saberes acadêmico e popular, uma democratização do conhecimento tendo a participação efetiva da

comunidade na universidade", explica o coordenador da Mostra de Projetos de Extensão da Bienal, Fellipe Redó.

Ao mesmo tempo em que beneficia a população as ações extensionistas propiciam ao estudante a oportunidade para um aprendizado teórico-prático contextualizado, desenvolvimento cultural, responsabilidade social e formação da cidadania. Segundo Redó, a intenção da Bienal ao inserir esta Mostra é valorizar e incentivar mais projetos com essa característica.

"Queremos ver a universidade de forma integradora não só como formadora de especialistas, mas estendendo seu conhecimento, compartilhando e ganhando com a troca com a comunidade", destacou.

De acordo com o coordenador da mostra, todo tipo de projeto que articule o ensino e a pesquisa, a teoria e prática é bem-vindo. "Acredito que vamos receber muitas iniciativas boas que viabilizam a relação entre a academia e a sociedade. Elas podem servir de laboratório para pensarmos na divulgação das práticas de extensão nas universidades de todo o país", ressaltou.

Os trabalhos podem ser inscritos individualmente ou em grupo, mas é necessário que pelo menos metade da equipe seja aluno da universidade. Os projetos devem ser inscritos na forma de resumo expandido e de pôster. Os projetos selecionados serão divulgados no site da UNE (www.une.org.br) e no site da Bienal (www.bienaldaune.org.br) no dia 04 de janeiro de 2013.

###Vem aí a 8ª BIENAL da UNE
A 8ª Bienal terá como sede a cidade de Recife e Olinda, em Pernambuco, e suas atividades serão realizadas entre os dias 22 a 26 de janeiro. "A volta da Asa Branca" é o tema da atividade desse ano e tem como homenageado especial Luiz Gonzaga, cujo centenário é comemorado em 2012. O evento traz mostras artísticas selecionadas entre estudantes de várias universidades do país, shows, oficinas e debates sempre com um qualificado rol de convidados entre ativistas, intelectuais, artistas e figuras públicas. Para mais informações, acesse: www.bienaldaune.com.br ou facebook.com/bienaldauneoficial

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Idoso de 60 anos pode ser a primeira morte por coronavírus em Três Lagoas
INFORMAIS
Lei que cria auxílio de R$ 600 é publicada no 'Diário Oficial da União'
SIDROLÂNDIA
Bandidos invadem escola, furtam botijões de gás e alimentos
IMUNIZAÇÃO
Caminhoneiros serão incluídos na campanha de vacinação contra gripe
JUSTIÇA
Pedido de exoneração feita por servidor incapaz é considerado nulo
CONVOCAÇÃO
Governo fará cadastro não obrigatório de profissionais de saúde para o SUS
CAMPO GRANDE
Justiça mantém prisão de suspeito de furtar várias vezes mesmo atacadista
BANCO DO BRASIL
Servidores estaduais podem renovar empréstimos consignados com carência
PROCURADO
Identificado chefe de quadrilha que cavou túnel para roubar banco na Capital
LEÃO
Mais de 9,1 milhões de contribuintes entregaram declaração do IR

Mais Lidas

REGIÃO
Ex-assessor de Mandetta é encontrado morto em apartamento na Capital
COVID-19
Primeiro óbito por coronavírus do Estado é registrado em Dourados
NOVA ANDRADINA
Hospital confirma três profissionais com coronavírus em unidade que atendeu idosa
BOLETIM DA SES
Dourados registra mais um caso de coronavírus e MS tem 51 confirmações