O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), cancelou o calendário para a sabatina do ministro da AGU (Advocacia-Geral da União), Jorge Messias, indicado para o cargo de ministro do STF (Supremo Tribunal Federal).
Em nota divulgada na tarde desta terça-feira, dia 02 de dezembro, Alcolumbre disse que cancelou o calendário fixado com o presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), Otto Alencar (PSD-BA), que previa a leitura do parecer no dia 3 e a sabatina no dia 10 de dezembro.
Ainda não há nova data para a análise.
Alcolumbre justificou o cancelamento afirmando que o governo federal não encaminhou ao Senado a mensagem escrita referente à indicação. O ato já foi publicado no Diário Oficial da União.
“No entanto, após a definição das datas pelo Legislativo, o Senado foi surpreendido com a ausência do envio da mensagem escrita referente à indicação, já publicada no Diário Oficial da União e amplamente anunciada”, disse.
O presidente do Senado disse ainda que a definição do calendário seguia o padrão adotado em indicações anteriores e tinha como objetivo assegurar o cumprimento dessa atribuição constitucional do Senado ainda no exercício de 2025, “evitando sua postergação para o próximo ano.”
“Essa omissão, de responsabilidade exclusiva do Poder Executivo, é grave e sem precedentes. É uma interferência no cronograma da sabatina, prerrogativa do Poder Legislativo”, afirmou.
“Para evitar a possível alegação de vício regimental no trâmite da indicação — diante da possibilidade de se realizar a sabatina sem o recebimento formal da mensagem —, esta Presidência e a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) determinam o cancelamento do calendário apresentado”, continuou.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou, no último dia 20, Jorge Messias, para ocupar uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) deixada com a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso. Messias tem 45 anos e poderá ficar no Supremo pelos próximos 30 anos, quando completará 75 anos, que é a idade para aposentadoria compulsória.
Para tomar posse, Messias precisa passar por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e ter o nome aprovado em votação no colegiado e no plenário da Casa, com aprovação de 41 senadores.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Passageira é detida na rodoviária de Nova Alvorada do Sul com maconha na mochila
SEU BOLSOBolsa Família e Auxílio Gás: pagamentos começam nesta 5ª-feira

Deputados votam 12 propostas na sessão desta quinta-feira na Assembleia

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 38 milhões nesta quinta

Hospital Regional faz alerta sobre "golpe da contratação" em Dourados

Homem é detido em Dourados com veículo adulterado e carga de pneus
Câmara contraria STF e mantém mandato de Carla Zambelli

Entre os três do país, Rodolfo Nogueira é eleito melhor deputado federal de MS pela terceira vez

Seleções do IBGE com 23 vagas para Dourados terminam hoje

Não desanime, a produção (rural) tem que continuar!
Mais Lidas

Inscrições para processo seletivo do IBGE entram na reta final com 9,5 mil vagas

Dourados entra em alerta para vendaval com rajadas que podem chegar a 100 km/h

Com Frei Gilson, MS celebra 90 anos da Paróquia de Dourados
