domingo, 15 de junho de 2025
Dourados
18ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
BRASIL

Aberto edital de contratação de consultoriapara diagnóstico e mapeamento do afroturismo

11 junho 2024 - 13h53Por Ministério do Turismo

O Ministério do Turismo abriu nesta segunda-feira (10.06) edital, via projeto de cooperação com a UNESCO, voltado à contratação de consultoria especializada (pessoa física) para apoiar estudos, levantamentos e a sistematização de dados necessários ao diagnóstico do afroturismo e das políticas públicas relativas ao segmento no país. Haverá a identificação de boas práticas, em âmbito nacional e internacional, e da oferta de experiências e serviços turísticos no mercado turístico brasileiro. Os interessados podem enviar currículo até 25 de junho.

O afroturismo, que vem ganhando força no Brasil, é caracterizado pela busca por vivências que envolvam as raízes e a cultura afrodescendente. A essência da modalidade é conectar pessoas a histórias, à culinária, aos costumes e a questões sociais, além de contribuir para a preservação e a perpetuação do patrimônio e da identidade da população negra.

O desenvolvimento do ramo exige que o poder público conheça a oferta e a demanda na área e entenda os principais entraves e desafios ao desenvolvimento de políticas eficientes, que fomentem a atividade e empoderem os afroempreendedores e os demais atores-chave do afroturismo no Brasil.

Segundo a coordenadora-geral de Produtos e Experiências Turísticas do MTur, Fabiana Oliveira, os dados levantados serão essenciais no sentido de embasar ações direcionadas ao setor.

“Espera-se que, ao final do contrato, o MTur disponha de diretrizes para a condução da sua estratégia para o desenvolvimento e consolidação do afroturismo no Brasil, em conjunto com os demais órgãos e entidades parceiros”, comenta Fabiana.

Rotas Negras - Em fevereiro deste ano, foi publicado decreto que instituiu o Grupo de Trabalho Interinstitucional Rotas Negras. O GT, composto por representantes dos ministérios do Turismo, da Igualdade Racial e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, entre outros órgãos federais, busca reconhecer a importância da transversalidade de políticas públicas referentes à população negra no país.

O Rotas Negras representa uma inovadora e abrangente iniciativa do governo federal para o desenvolvimento turístico. O principal propósito é promover e enaltecer a cultura afro no Brasil, por meio da criação de roteiros envolvendo os entes federados integrantes do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial e do Mapa do Turismo Brasileiro.

Com os roteiros, a iniciativa procura destacar e celebrar a diversidade afro-brasileira, proporcionando uma experiência enriquecedora aos seus visitantes e contribuindo para a valorização das comunidades afrodescendentes em todo o território nacional, além da geração de emprego e renda.

Clique neste link e acesse o edital na íntegra.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Waldemar Gonçalves, o Russo, será velado no domingo no Complexo Primavera
DOURADOS

Waldemar Gonçalves, o Russo, será velado no domingo no Complexo Primavera

Lider Duda Conci conquista a pole na F-Truck etapa de Campo Grande
VELOCIDADE

Lider Duda Conci conquista a pole na F-Truck etapa de Campo Grande

INTERNACIONAL

Deputada é morta e senador é baleado em ataque nos EUA

Vazio Sanitário da soja em MS começa neste domingo
RURAL

Vazio Sanitário da soja em MS começa neste domingo

TRÁFICO

Polícia encontra maconha em carga de tapetes em transportadora

CONFLITO

Itamaraty tenta retirada de políticos brasileiros que estão no Irã

PARANHOS

Polícia cumpre mandado de prisão e aprende droga na fronteira 

DOURADOS 

Morre aos 64 anos o colunista do Dourados News Waldemar Gonçalves, o Russo

SÃO PAULO

Manifestantes participam de Marcha da Maconha na avenida Paulista

MS

Famtour destaca o Pantanal como destino para observação de aves

Mais Lidas

HOMICÍDIO 

Tragédia em MS: criança pega arma do pai e mata a própria mãe

TRAGÉDIA

Vídeo mostra momento que arma dispara na mão de criança e mata mulher

DOURADOS

Acadêmica de Medicina vai à polícia e diz ter sofrido assédio sexual durante estágio em hospital

JARDIM CLÍMAX

Mulher é presa na frente das filhas após furtar supermercado em Dourados