O presidente interino da Bolívia, Eduardo Rodríguez, atravessa uma das piores crises desde que assumiu o governo em junho passado: prefeitos e funcionários públicos de duas cidades iniciaram uma greve de fome, exigindo a distribuição do imposto recolhido das empresas que trabalham na exploração de petróleo no país.
A greve, da qual participam estudantes universitários que realizaram manifestações, é encabeçada pelos prefeitos de Santa Cruz, Percy Fernández, e de Cochabamba, Gonzalo Terreros. As duas cidades estão entre as maiores do país. Também participam da greve funcionários municipais de La Paz (capital) e Potosí.
Os protestos se agravaram em Santa Cruz, a 900 quilômetros de La Paz, com a ocupação do edifício do Serviço de Impostos pelos universitários, e a ameaça dos manifestantes de ocupar os postos de pedágio em rodovias federais.
Os prefeitos querem que o governo boliviano repasse 25% da verba recolhida do imposto sobre os hidrocarbonetos, e as universidades do país reivindicam outros 5% de repasse. A universidade pública de La Paz --uma das maiores da Bolívia-- já aderiu ao movimento.
Ilegalidade
A administração do presidente Rodríguez qualificou o pedido como "ilegal". Segundo a agência de notícias France Presse, o pedido de repasse equivale a US$ 125 milhões anuais, dos US$ 500 milhões que devem ser recolhidos quando a nova legislação que regula os impostos sobre esse setor da indústria --aprovada em junho passado-- completar um ano.
"Não se passaram nem dois meses [da aprovação da lei que aumentou os impostos sobre as petroleiras no país] e já estamos brigando por isso", disse Rodríguez, ontem.
Mais direto, o ministro da Fazenda, Waldo Gutiérrez, afirmou que "os municípios não têm nenhum direito legal sobre o imposto".
Deixe seu Comentário
Leia Também

Bolsonaro visita cidade de Goiás com Pazuello e causa aglomeração

Jovem com problemas emocionais se despede de familiares e desaparece
Brasil ultrapassa 371 mil mortos por Covid; 2.865 mortes em 24 horas
APLICATIVOCelulares podem ajudar no combate a fraudes em bombas de combustíveis
COXIM'Descontrolado', adolescente é apreendido por pilotar moto e dar tiros
Paraguaios aproveitam valorização do guarani para compras no Brasil
Jovem de 19 anos é preso e multado por pescar com petrechos ilegais

Drive-thru nos Bombeiros neste domingo começa às 8 horas

Polícia apreende mais de uma tonelada de maconha em caminhonete furtada
Bolsonaro confirma que passará por nova cirurgia para corrigir hérnia
Mais Lidas

Motociclista é preso após passar 'fumando um baseado' ao lado de viatura

Goiano preso com minhocas terá que pagar multa de quase meio milhão de reais

Após passar por MS, homem é preso com mudas raras que seriam vendidas na Bolívia
