Os casos de extravios e perdas de documentos aumentam a cada ano. Segundo dados da Delegacia Virtual da Polícia Civil, em 2009 foram 12.588 registros de extravio, em sua maioria (80%) de documentos. Para evitar transtornos, é preciso ser ágil. Após registrar o boletim de ocorrência, é orientado para que seja avisado ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa sobre o extravio. Com o aviso, o documento é marcado com alerta de fraude, que serve para que qualquer empresa que confira o crédito da vítima saiba que a informação foi roubada.
Escrever “Solicitar RG” no verso de cartões e colocar telefone comercial ao invés do residencial no verso de cheques são outras orientações passadas pela Delegacia Virtual para evitar extorsão no uso destas formas de pagamento. Outra dica é tirar cópia de ambos os lados de todos os documentos que carrega, para saber o que havia em mãos no caso de ser extraviado.
Um dos golpes praticados pelos criminosos no caso da carteira de identidade furtada, por exemplo, é a alteração da foto original. “Eles retiram o plástico do documento e colocam uma nova foto, assim podem abrir contas em outros bancos e até fazer empréstimo com o nome da vítima”, cita Michel Neves, investigador de polícia.
Além desta prática, os criminosos podem utilizar nomes de terceiros para lavagem de dinheiro e abertura de empresas, o que traz prejuízos financeiros e até responsabilização por crimes, como a sonegação fiscal, para a pessoa que “cedeu” o nome ou teve sua documentação usada para essa finalidade.
Há dois anos, foram 4.612 registros de extravio; em 2007, a Delegacia Virtual recebeu 4.991 BOs deste caso. O BO não retira a responsabilidade de se retirar novos documentos. E o registro pode ser feito em qualquer delegacia ou pela internet em http://devir.pc.ms.gov.br
Deixe seu Comentário
Leia Também
João Fonseca bate argentino e conquista seu 1° torneio da ATP
OSCAR BRITÂNICO'Emilia Pérez' vence, e 'Ainda Estou Aqui' fica sem o BAFTA

Polícia prende guerrilheira ligada a sequestro de pecuarista
Abono salarial do PIS-Pasep começa a ser pago nesta 2ª-feira
ECONOMIAUEMS oferta maior comodidade a bolsistas com benefícios via PIX
João Fonseca está na final do ATP 250 de Buenos Aires 2025

Justiça decreta preventiva de estudante que matou atleta

SES alerta para importância da prevenção e diagnóstico da leucemia
Baixa escolaridade é fator de risco para declínio cognitivo no Brasil

Homem é assassinado durante a madrugada deste domingo
Mais Lidas

Justiça condena sócio e empresa por abandono de obra que se tornou abrigo para moradores de rua

Operadora de caixa e colega são detidas após atacadista flagrar esquema de furto de mercadorias

Defesa Civil interdita quadra de escola com risco de desabamento
