Menu
Busca quarta, 05 de agosto de 2020
(67) 99659-5905
ESTADO

Balanço da Procuradoria-Geral do Estado é positivo em 2019

28 dezembro 2019 - 11h30Por Portal MS

O especial do fim de ano da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) apresenta ações efetivas, realizadas em 2019 na instituição, e está com as melhores expectativas para 2020.

As assinaturas dos Acordos Diretos em precatórios é um exemplo de ação prática e exitosa realizada pela PGE. Tudo começou em março quando houveram os estudos para a elaboração e mudanças no decreto regulador do segundo edital. Passados seis meses, a PGE concluiu os procedimentos necessários e que era de sua competência. Todos os pagamentos dos credores estão em fase final e são efetuados pelo Tribunal de Justiça (TJMS), parceiro da ação elaborada pela PGE.

Ainda se tratando de precatórios, o salto de adesões dos credores devido às novas condições oferecidas – descontos de 5% a 40% – e a economia estimada para o Estado – de aproximadamente 17 milhões – foram de longe maiores que as mais otimistas expectativas. A instituição abriu um novo edital devido à grande procura de interessados que não aproveitaram a oportunidade de negociar com o Estado.

Outro ponto que merece destaque é a reestruturação da Escola Superior de Advocacia Pública (Esap). Até o fim deste ano, a Esap finalizou as atividades com um total de oito cursos oferecidos – sendo dois em parceria e seis executados exclusivamente pelo setor. Além de oportunizar a oferta de cursos e eventos para dezenas de procuradores e servidores, contribuindo para a melhoria dos trabalhos desenvolvidos pela instituição, pois os investimentos em capacitação funcional tendem a refletir no melhor desempenho das atividades.

O ano de 2019 foi marcado também pelo programa Quem Somos? uma ação para conhecer melhor (profissional e pessoalmente), cada colaborador da PGE e que contou com o envolvimento e a contribuição de todos os servidores da instituição: procuradores, administrativos, estagiários, voluntários ou jovens que prestam serviços por meio de convênios, contratos ou parcerias. Com os resultados, a ideia é intensificar as ações nas áreas de Comunicação e, posteriormente, de Capacitação.

Uma iniciativa inédita da Procuradoria-Geral do Estado, em parceria com a TV Assembleia, está sendo exibida desde julho: o programa PGE em Ação, que é destinado a divulgar a atuação e finalidade institucional da PGE de Mato Grosso do Sul, suas unidades, eventos apoiados e realizados e serviços administrativos executados e colocados à disposição da sociedade. As pessoas ainda podem acessar o canal de vídeos nas redes sociais (PGE MS) para assistirem a qualquer momento e se inscreverem para receberem a notificação da próxima edição.

E ainda não terminaram as ações: melhor fluxo de trabalho, engajamento de procuradores e servidores, presença na participação da construção do Plano Plurianual 2020/2023 do Estado, realização de atividades internas como comemorações do “Dia das Mães”, “Dia dos Pais”, “Dia do Procurador”, “Dia do Servidor”, execução de entrevistas e chamada dos aprovados no processo seletivo para função de Assessor de Procurador e elaboração e chamada dos aprovados no 1º Processo de Seleção Simplificada de acadêmicos de Direito para composição de cadastro de reserva do Programa de Estágio Remunerado na modalidade não-obrigatório foram algumas das ações executadas de janeiro a setembro de 2019. Para o último trimestre deste ano, outras atividades desempenhadas estão em fase final e, em breve, deverão ser publicadas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAPITAL
Motorista foge sem pagar após abastecer em posto de combustíveis
COVID-19
MPF quer que pastor Valdemiro Santiago pague indenização por falsa cura
Golpista ‘rouba’ fotos de médica no Instagram e se passa por ela no WhatsApp
ESPIONAGEM
Cármen Lúcia pede que governo explique dossiê contra antifascistas
CRIME AMBIENTAL
Fazendeiro é multado em R$ 38 mil por desmatamento ilegal de área protegida
COMENDA
Dourados vai receber quinta-feira o “Premio Prefeitura Amiga da Mulher”
TRÁFICO
Jovem de 18 anos é preso com Skank que seria lavada para Goiás
LAVA JATO
STF manda tirar delação de Palocci divulgada por Moro de ação contra Lula
CAPITAL
Sequestro e cárcere: Homem é resgatado do porta-malas de veículo
UEMS
Revista Barbaquá convida orientadores e bolsistas para submissão de artigos

Mais Lidas

TRÁFICO DE DROGAS
Força Aérea persegue pilotos que sobrevoavam MS com mais de 1 t de cocaína
DOURADOS
Quatro pessoas são presas acusadas de fazerem parte de facção criminosa
CORONAVÍRUS
Dourados confirma o 57º óbito e chega a 4.357 casos registrados desde o início da pandemia
DOURADOS
Condutor de veículo que atropelou ciclista e fugiu sem prestar socorro é identificado