terça, 19 de março de 2024
Dourados
26ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
OPINIÃO

Autossuficiência que almejamos

09 agosto 2020 - 18h20Por Wilson Aquino*

A riqueza de uma Nação não consiste na abundância de seus tesouros guardados, mas na capacidade de produção de seu solo e na força de trabalho de seu povo. O homem, nesse contexto, mesmo inconscientemente busca a autossuficiência material e espiritual para lhe garantir segurança e estabilidade pessoal e familiar ao longo da vida.

A diferença entre as pessoas é que a maioria não consegue essa tão sonhada e necessária tranquilidade econômica e espiritual, mesmo depois de décadas de constante luta. No Brasil, em especial, a desigualdade econômica é gritante. Mais de 80% da população dependem do suor do dia a dia para comer e sobreviver.

Apesar da facilidade de se estudar, de frequentar uma universidade, de se fazer cursos profissionalizantes, especialmente nesses últimos tempos, nem todos conseguem passar por esse processo e mesmo quando conseguem, bem poucos colhem os frutos desse esforço, ao ponto de alcançarem a tão almejada e necessária autossuficiência financeira, que é a capacidade, o compromisso  e o esforço  de satisfazer as necessidades materiais para si próprio e a família por um longo tempo, sem ter que recorrer e depender do trabalho do dia a dia.

Dada à dificuldade de ser atingida, a autossuficiência precisa ser trabalhada com perseverança e sabedoria pelo indivíduo. Primeiro ele precisa se conscientizar disso e saber, antes mesmo de começar a caminhar, aonde quer chegar. Em seguida deve estabelecer uma estratégia para alcançar esse objetivo. Há que se ressaltar que o caminho para o sucesso dessa empreitada não é fácil. Exige muito esforço e determinação. Não se pode perder o foco e não se deixar esmorecer pelo surgimento dos “ventos” e “tempestades” que são absolutamente naturais em qualquer caminho.

O tempo (hoje) e a capacidade de trabalho são o único capital que todas as pessoas do mundo possuem por igual. E um dia todos terão que prestar contas disso a Deus. E Ele irá exigir que prestem contas não apenas dos seus atos, mas suas palavras e pensamentos também serão levadas a julgamento. Daí a necessidade de reflexão sobre cada passo que se deve dar e o que falar e como reagir em qualquer situação.

O Senhor concedeu a cada indivíduo dons e talentos suficientes para que cada um consiga lutar para ganhar o pão de cada dia. Dotou o homem também de incrível capacidade de conseguir fazer mesmo aquilo para o qual não tem aptidão. A persistência e perseverança inerentes do ser humano, permitem isso, que lute para alcançar absolutamente tudo o que deseja.

E a mente humana, ao contrário do que o próprio homem pensa e limita, tem uma capacidade gigantesca de realmente fazer grandes obras, grandes ações. Assim sendo, feliz é o homem que sabe disso e se esforça para alcançar uma meta, um objetivo na vida, pois certamente terá sucesso em tudo o que planejar, se buscar insistentemente, sem se abalar com possíveis fracassos antes do sucesso.

Conheci a história de um empresário, dono de uma das maiores fortunas de sua cidade. Ele conta que quando menino era um dos mais novos de 8 irmãos que viviam com os pais num barraco de duas peças sem água encanada e energia elétrica. Foi com muito sacrifício que aprendeu a ler e a escrever e desde pequeno estava determinado a mudar aquela condição miserável de vida da sua família. Muitas vezes dizia não estar com fome só para sobrar mais um pedaço de pão para seus irmãos. Trabalhou duro e seus esforços foram tamanhos que ainda jovem conseguiu promover as primeiras mudanças de vida na sua casa. Logo depois conseguiu fazer com que todos os seus irmãos estudassem e hoje todos conseguiram a tão sonhada autossuficiência financeira. Ele próprio faz questão de propagar isso para que todos possam fazer e alcançar o mesmo.

No caminho da autossuficiência seguem alguns conselhos úteis:

- Use o suficiente de seu salário para que você e seus familiares desfrutem de felicidade e conforto. Poupem o que restar. Japoneses poupam até 25% de tudo o que ganham;

- Se quiser enriquecer, poupem do que recebem. Qualquer tolo pode ganhar dinheiro; porém, é necessário ser sábio para poupá-lo e usá-lo da melhor maneira possível;

- Jamais permita que algo seja desperdiçado e nunca julgue ter pão suficiente a ponto de permitir que seus filhos desperdicem a casca ou o miolo desse alimento;

- Aprenda a sustentar-se. Sujeite a mente a viver de acordo com os próprios recursos.

A autossuficiência espiritual é ainda mais importante. Vital ao homem, pois aí está alicerçado o verdadeiro sentido da vida, que é a conscientização do poder e grandiosidade de Deus e de que todos fazem parte de um Plano para o crescimento como filhos especiais Dele.

A busca dessa autossuficiência (espiritual) começa quando se dobra os joelhos em oração ao Senhor, reconhecendo que Dele dependemos para seguirmos firmes e fortes o caminho. A leitura diária das Escrituras Sagradas, para a busca de conhecimento sobre seus ensinamentos e mandamentos é outra parte importante desse processo. Então, quando vivermos de acordo com esses princípios, colheremos sempre saborosos frutos.

 

*Jornalista e Professor

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAMPO GRANDE 

Menina de 10 anos é estuprada por amigo da família enquanto dormia

Detran/MS convoca candidatos PCDs para o programa CNH MS Social
REGIÃO 

Detran/MS convoca candidatos PCDs para o programa CNH MS Social

CAMPO GRANDE 

Mulher é encontrada morta no quintal de residência toda revirada

II Mostra de Programas e Projetos de Extensão da UEMS recebe inscrições
EDUCAÇÃO

II Mostra de Programas e Projetos de Extensão da UEMS recebe inscrições

NOVA ANDRADINA

Mulher cede dados bancários a golpista e perde quase R$ 30 mil

CORUMBÁ

Prefeitura abre dois concursos com 634 oportunidades de emprego

AQUIDAUANA

Após mais de 10 anos, Polícia Civil retoma buscas por menina desaparecida

FUTEBOL

Libertadores 2024: veja como ficaram os grupos após sorteio

ECONOMIA

Programa de interiorização reunirá segurados da Ageprev em Dourados

CAMPO GRANDE 

Investigado por incitar crime em frente ao CMO, vereador faz acordo

Mais Lidas

SOLIDARIEDADE

Em luta contra tumor cerebral, sul-mato-grossense faz "vakinha" para cirurgia urgente

CACHOEIRINHA

Mulher atropelada em Dourados tem uma das pernas amputadas e continua em estado grave

MS

Barco com quatro pessoas afunda durante festival internacional de pesca em Corumbá

PONTA PORÃ

Mulher vai ao hospital e descobre ter feto calcificado há mais de 50 anos