Menu
Busca domingo, 24 de maio de 2020
(67) 99659-5905

Aumento das chuvas é alerta para a ferrugem da soja

11 janeiro 2010 - 08h02

O fim do ano de 2009 foi marcado pelo alto volume de chuvas em todo o Brasil, que devem continuar neste mês de janeiro. Este cenário pode facilitar o aparecimento dos focos de ferrugem asiática da soja nas lavouras. Em Mato Grosso do Sul, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) é responsável por fiscalizar durante o vazio sanitário – que acontece de julho a setembro – e também orienta sobre cuidados com a produção.

Segundo Glaucy Ortiz, da Unidade de Defesa Sanitária Vegetal da Iagro, a observação é fundamental para evitar que o foco apareça, ou ao menos, controlar caso já tenha se estabelecido na lavoura. “O produtor precisa vistoriar com mais frequência no período de chuvas, pois o fungo se desenvolve nestas condições. Se o sojicultor não analisa em profundidade, ao perceber o foco, pode ter prejuízos maiores”.

A técnica da Iagro informa que ao detectar os sintomas da ferrugem asiática, caracterizada pelas manchas amareladas nas folhagens do pé de soja, o produtor deve notificar a agência de defesa sanitária e colher amostras suspeitas para análise em laboratório. A indicação do serviço de inspeção deve ser feita pelo técnico responsável pelo monitoramento da lavoura.

“É importante que o produtor rural adentre sua plantação, e verifique exemplares das plantas em determinadas regiões. A prática de percorrer com veículo a plantação não permite verificar se já há foco na lavoura”, afirma Glaucy.

A prática do vazio sanitário é aplicada em Mato Grosso do Sul desde 2007. Ao determinar que o plantio da soja fica proibido de julho a setembro, o número de focos diminui consideravelmente, evitando perdas na produção e garantindo a qualidade do produto sul-mato-grossense.

Mais informações sobre como proceder ao localizar foco de ferrugem asiática nos escritórios da Iagro no interior do Estado ou pelo telefone 0800 647 2788.





Deixe seu Comentário

Leia Também

STJ
Quinta Turma dará mais publicidade aos processos levados em mesa para julgamento
BRASIL
Câmara pode votar Lei de Emergência Cultural na próxima terça-feira
BRASIL
Firjan Senai oferece cursos de aperfeiçoamento para todo o país
STJ
Juiz deverá aplicar medidas coercitivas a familiares que se recusam a fazer DNA, sejam ou não parte na investigação de paternidade
STF
Empresas optantes pelo Simples têm direito a imunidades em receitas decorrentes de exportação
MINISTRO
Weintraub: “tentam deturpar minha fala para desestabilizar a nação”
DIA MUNDIAL
Situação de stress social pode ser gatilho para quem tem esquizofrenia
ESTADO
Canil do Corpo de Bombeiros participa de ocorrências no interior e na capital
ESPORTE
Beach Handebol brasileiro busca alternativas para se manter no topo
INTERIOR
Com peças de Lego, alunas da UEMS criam robô que ajuda na prevenção do coronavírus

Mais Lidas

PANDEMIA
Números continuam aumentando e Dourados tem mais nove casos confirmados de coronavírus
TRAGÉDIA
Homem morre atropelado por rolo compactador
PANDEMIA
Dourados ultrapassa marca de 100 casos confirmados de coronavírus
DOURADOS
Servidor da PED é diagnosticado com coronavírus e outros agentes são afastados