quinta, 16 de janeiro de 2025
Dourados
32ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Atleta que deu à luz em treino ganhava peso para mudar de categoria

14 dezembro 2009 - 16h35

A levantadora de pesos chilena Elizabeth Poblete, que deu à luz durante um treinamento no Clube Pinheiros, em São Paulo, na última terça-feira (8), iria mudar de categoria no esporte, de acordo com seus técnicos. Por isso era natural que ela ganhasse peso, avaliam os treinadores. A atleta de 22 anos não sabia que estava grávida, segundo a Federação Chilena de Levantamento de Pesos.

Elizabeth era recordista chilena em levantamento de peso e esteve nas Olimpíadas de Pequim.. Atualmente, ela está na categoria de 75 kg. No clube, iria treinar para a de 85 kg, e tinha uma alimentação reforçada. Ela chegou ao clube Pinheiros no dia 7, e iria ficar duas semanas treinando no local.

No dia em que iria começar o treinamento, a atleta tomou café e passou mal. A médica do clube foi chamada, e constatou que Elizabeth estava em adiantado trabalho de parto. O bebê nasceu no clube e foi levado para o Hospital São Luís, na Zona Sul de São Paulo, onde continua internado.
"Foi uma surpresa para mim, há uma semana eu participei de uma competição no Chile como juiz, e essa menina competiu, e muito bem, ganhou a competição. Percebi que ela era uma menina grande, corpulenta e forte, foi só o que percebi", disse Horácio Reis, diretor do departamento de levantamento de pesos do Pinheiros.
O menino recebeu o nome de Eric José, e está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele nasceu com 1,150 kg, e já engordou 37 gramas. Os médicos calculam que a atleta estava no sexto mês da gestação. 
Segundo o obstetra Valdemir Resende, diversos fatores podem ter levado a a ser mascarada. “Na ausência desses sintomas específicos de gravidez, ela evolui sem que houvesse um quadro clínico que chamasse a atenção dela e muito menos da equipe médica do clube”, afirmou.
Além de a atleta estar mudando de peso para uma nova categoria, a produção de endorfina faz os atrasos menstruais serem comuns em competidoras. O biotipo de Elizabeth também contribuiu - o quadril largo e a musculatura fortalecida do abdômen impediram que o aumento do útero fosse percebido.

A Federação Chilena de Levantamento de Peso proibiu qualquer integrante da delegação que está no Brasil de falar sobre o assunto. A assessoria de imprensa do órgão disse que há muitos problemas envolvidos nessa situação. O maior deles é quem vai pagar as despesas do hospital – o seguro dos atletas cobre apenas acidentes. Ainda de acordo com a assessoria, ninguém desconfiava da gravidez de Elizabeth.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Após discussão, mulher de 26 anos é assassinada a golpes de faca
PARANAÍBA

Após discussão, mulher de 26 anos é assassinada a golpes de faca

EMPREGO

CREA/MS abre concurso com vagas imediatas e salários de até R$ 7,6 mil

AMAMBAI 

Homem é preso ao tentar emitir nova carteira de identidade

EDUCAÇÃO

Quase 3,8 mil pessoas têm nota para o Pé-de-Meia Licenciaturas em MS

Prefeitura é alvo de investigação por inadimplência com o Fonplata
CORUMBÁ

Prefeitura é alvo de investigação por inadimplência com o Fonplata

FLAGRANTE

Embarcação com cigarros eletrônicos é apreendida próximo a divisa entre MS e Paraná

TACURU

Briga entre jovens termina em adolescente esfaqueado

BRASIL

Ministro diz que fusão entre Azul e Gol pode reduzir preço de passagem

NOVO HORIZONTE DO SUL

Dupla que furtou e levou veículo de MS até o Paraguai é presa no Paraná

RURAL

Com nova frota de veículos e reforço de servidores, Iagro amplia e fortalece fiscalização em MS

Mais Lidas

DOURADOS

Azul deve ser primeira a operar em Dourados após homologação da pista do Aeroporto

FRONTEIRA

Irmãos são encontrados mortos às margens de estrada vicinal

LEI SANCIONADA

Parque dos Ipês ganha novo nome para homenagear primeiro arquiteto de Dourados

DOURADOS

Motorista envolvido em acidente fatal se apresenta à polícia, é ouvido e liberado