sexta, 24 de janeiro de 2025
Dourados
21ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Atenção no estágio, por Luiz Gonzaga Bertelli

19 fevereiro 2010 - 14h34

Procrastinação. Nesta palavra estranha reside um dos piores efeitos colaterais do uso da internet em ambiente corporativo, que os jovens precisam evitar. Segundo o dicionário Houaiss, o verbo procrastinar significa transferir para outro dia ou deixar para depois a execução de uma tarefa. Isso é muito fácil de acontecer quando se tem inúmeras formas de distração, tais como jogos eletrônicos, músicas, comunicadores instantâneos e sites de relacionamento, que podem ser acessados a um clique no mouse.
Parte do risco pode ser explicado pelo fato da nova geração ser nativa da Era da Informação – jovens que cotidianamente dividem sua atenção entre dois ou mais assuntos e atividades. Por mais que pareça “normal” redigir um trabalho escolar ou realizar uma tarefa no estágio, enquanto conversa com amigos pelo MSN ou ouve o MP3, a distração afeta diretamente o tempo de execução e a qualidade do que se está produzindo. Por tais razões, esse comportamento postura nunca é bem visto no ambiente de trabalho – exceto talvez em setores mais envolvidos com a tecnologia da informação ou que valorizem perfis mais arrojados, como a criação publicitária.
O que os jovens não podem perder de vista é que ser estagiário rende alguns privilégios, como atenção maior de supervisores, e certa complacência com relação ao resultado de suas atividades. Mas isso não quer dizer que eles deixam de ser avaliados dia após dia, quantitativa e qualitativamente. Quantas horas não são perdidas com navegações descompromissadas pela rede ou respondendo a e-mails de assuntos pessoais, em prejuízo do trabalho? O atraso na entrega de tarefas pode comprometer seriamente o desempenho na empresa, até porque o estagiário não pode extrapolar sua carga horária que, por lei, é de seis horas por dia e trinta horas por semana. Ou seja, tudo tem que ser resolvido no tempo regulamentar. Além disso, o desempenho do estudante no ambiente corporativo, bem como seu potencial para continuar evoluindo na carreira, é determinante para sua efetivação.
Para auxiliar os estudantes – especialmente aqueles mais desatentos –, o CIEE oferece, em seu portal, dois cursos gratuitos: Atenção concentrada e Administração do tempo. As aulas são feitas pela internet e trazem dicas sobre como melhorar o rendimento, priorizando atividades e esquivando-se de tomadores de tempo.

*Luiz Gonzaga Bertelli é presidente executivo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), da Academia Paulista de História (APH) e diretor da Fiesp

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO

Homem é preso ao ameaçar jovem após desacerto comercial

ECONOMIA

Pé de Meia não vai ser interrompido, diz Haddad após reunião

CIDADES

Morto durante confronto com a polícia em Itaporã tinha 24 anos

Fórum na Suíça coloca MS na vanguarda da sustentabilidade
REGIÃO 

Fórum na Suíça coloca MS na vanguarda da sustentabilidade

SAÚDE

Bebê que chegou morta em hospital foi sufocada e queimada

EMPREGO

Sanesul abre vagas em concurso com salários de até R$ 7.863

POLÍCIA

Homem fica em estado grave ao ser espancado por vigilantes

REGIÃO 

Reunião da Fundesporte define detalhes do Festival de Verão 2025

JUSTIÇA

Juiz impõe tratamento psiquiátrico para mãe que matou o filho

IMPOSTO

Correios começam a entregar carnês do IPTU em Dourados

Mais Lidas

FURTO

Dono de transportadora de Dourados denuncia furto de carga de 34 toneladas de fertilizantes

CRIME PASSIONAL

Autor de homicídio viu foto da ex em rede social antes de invadir bar e atirar contra casal

DOURADOS

Preso, autor de assassinato em bar já tem passagem por homicídio

DOURADOS

Família relata que casal sofria ameaças de autor de assassinato em bar