quarta, 15 de abril de 2026
Dourados
31ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
ASTRONOMIA

'Asteroide do Halloween' passa hoje pelo ponto mais perto da Terra

31 outubro 2015 - 12h32

Um grande asteroide, que cientistas só descobriram este mês, vai passar relativamente perto da Terra neste sábado, dia 31 de outubro, dizem astrônomos, propiciando uma das melhores oportunidades em anos para se coletar informações sobre essas rochas espaciais.

O asteroide, que deve ter cerca de 400 metros de diâmetro, vai passar pelo planeta em uma velocidade de 35 quilômetros por segundo às 15 horas (horário de Brasília) em pleno Dia de Halloween.

Conhecido como 2015 TB145, ele passará dentro de uma distância de cerca de 480 mil quilômetros da Terra, bem mais longe do que a Lua, mas relativamente próximo para medidas cósmicas.

###'Um dos melhores asteroides para imagem dos últimos anos'
Astrônomos esperam capturar imagens de radar e fazer outros registros do asteroide durante a ocasião, uma raridade para cientistas que geralmente dependem de sondas espaciais caras para reunir informações sobre tais corpos. Cientistas têm a expectativa de aprender sobre o formato, dimensões, superfície e outras características do asteroide.

"O grau de aproximação do 2015 TB145, aliado ao seu tamanho, indica que este será um dos melhores asteroides para imagem de radar nos últimos anos", afirmou o astrônomo da Nasa na Califórnia, Lance Benner, num artigo publicado no site da agência espacial dos Estados Unidos.

Além do puro valor científico, o encontro pode ajudar engenheiros a desenvolver melhores técnicas de rastreamento e reação em relação a asteroides que possam entrar em rota de colisão com a Terra.

Pequenas rochas espaciais caem na Terra constantemente, com a maioria se desintegrando na atmosfera.

Há cerca de 65 milhões de anos, um asteroide ou cometa de cerca de 10 quilômetros de diâmetro colidiu com a Terra onde hoje é a península de Yucatán, no México, provocando mudanças climáticas globais que mataram os dinossauros e cerca de 75% da vida que existia então, dizem os cientistas.

###Meteoro da Rússia
Mais recentemente, um meteoro de 20 metros se partiu sobre a Rússia, na cidade de Chelyabinsk, em fevereiro de 2013, quebrando janelas e danificando prédios. Mais de 1.000 pessoas ficaram feridas na ocasião.

Asteroides e cometas são dejetos de quando os planetas se formaram, há bilhões de anos. Os cometas são feitos de gelo e poeira. Os asteroides são de rocha e metal. Quando um asteroide entra na nossa atmosfera, passa a ser chamado de meteoro. Se os detritos dele chegam a cair na superfície terrestre, recebem o nome de meteoritos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Riedel destaca força do setor sucroenergético e papel estratégico de MS no Cana Summit
ECONOMIA

Riedel destaca força do setor sucroenergético e papel estratégico de MS no Cana Summit

Elias Ishy apoia aprovação da PEC 383/2017 que fixa 1% para assistência social
DOURADOS

Elias Ishy apoia aprovação da PEC 383/2017 que fixa 1% para assistência social

PT vai à Justiça contra Rodolfo, que responde: "criticar o governo não pode ser tratado como crime"
BRASIL

PT vai à Justiça contra Rodolfo, que responde: "criticar o governo não pode ser tratado como crime"

Estreia de documentário sobre Zico emociona público no Rio
FUTEBOL

Estreia de documentário sobre Zico emociona público no Rio

Enem 2026: saiba a documentação para justificar ausência em 2025
EDUCAÇÃO

Enem 2026: saiba a documentação para justificar ausência em 2025

CRIME

Ex invade residência, sequestra jovem e tenta matá-la em Dourados

DOURADOS

Com previsão de entrega ainda em 2026, prefeitura avança com obras da UBS Jardim dos Estados

TRÁFICO

Cão farejador auxilia polícia e homem é preso com droga em freezer

BRASIL

Moraes abre ação contra Flávio Bolsonaro por suposta calúnia a Lula

FERIADÃO

Rodovias federais de MS entram em operação especial a partir desta sexta-feira

Mais Lidas

CIDADÃO

Calendário de licenciamento é alterado em MS; veja como fica

FRAUDE ELETRÔNICA

Idosa é enganada por falso prêmio e descobre empréstimos de R$ 1,8 mil em Dourados

CLIMA

Previsão de ventos de até 60 km/h colocam Dourados em alerta para chuvas intensas

SEU BOLSO

Abono salarial PIS/Pasep 2026 terá novo pagamento na quarta