A principal pauta de discussão política da Assembleia Legislativa continuou sendo a UEMS na sessão desta quarta-feira (11). A maior parte dos deputados presentes não só manifestaram a intenção de investir na Universidade parte de suas emendas pessoais, como também se comprometeram a defender os projetos universitários junto aos demais órgãos e agentes da esfera política estadual.
O presidente da Comissão de Educação, dep. Diogo Tita, enfatizou que nenhuma universidade em MS conta com um percentual tão grande de estudantes sul-mato-grossenses quanto a UEMS, "é uma Universidade que abriga a população de nosso Estado".
Baseado nesse argumento, a dep. Mara Caseiro convocou os deputados para, juntos, investirem na Universidade uma emenda coletiva para ser empregada na aquisição de livros e atualização dos laboratórios de informática. Apoiando a proposição de Mara, o dep. Rinaldo lembrou o escritor Monteiro Lobato e parafraseou: "Um país se faz com homens e livros".
Responsabilidade social
O dep. Laerte Tetila chamou a atenção para a vocação social da Universidade. Lembrou de cursos como o de Agroecologia, de Glória de Dourados, oferecido com foco em capacitar pequenos agricultores da região. "Muito se faz no meio acadêmico pelo topo da pirâmide social, pelo grande negócio, mas é necessário que se dê uma maior atenção para a base dessa pirâmide", disse Tetila parabenizando a UEMS pelo curso voltado para o trabalhador do campo que, segundo ele, carece de qualificação especializada como a que vem sendo oferecida pela Universidade.
Adilson Crepalde, vice-reitor, destacou que todos os cursos mantidos pela Universidade têm o objetivo direto de contribuir para o desenvolvimento do Estado. "Quando nossos pesquisadores realizam projetos, não o fazem a partir do nada, mas o fazem pensando em atender a uma necessidade do Estado ajudando-o a se desenvolver", disse Crepalde.
Para o dep. Pedro Kemp, a UEMS precisa ser vista como uma instituição estratégica para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e para isso, incentivou que seus colegas parlamentares a se mobilizarem em favor da educação superior estadual.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Recém-nascida que aguardou por cirurgia morre durante procedimento
Nikolas Ferreira é acusado de fake news na eleição de 2024
ELDORADOPolícia prende em flagrante homem acusado de tráfico de drogas

Câmara de Dourados fecha semestre com 180 projetos votados

Desaparecimento de jovem a caminho de festa Julina completa dois anos
Carreta da Justiça fecha semestre com quase 4 mil atendimentos
TACURUMulher é socorrida desorientada durante incêndio em residência
PRAZOCursinho UEMS Pra Você e UEMS Acolhe prorroga inscrições
TRÊS LAGOASForagido da justiça acusado de mais de quinze crimes é preso

Governo entrega equipamentos e inaugura sala da OAB na PED
Mais Lidas

Jovem diz que mãe morreu por tentar salvar o filho das drogas

Médico envolvido em discussão protocola pedido de cassação contra Isa Marcondes na Câmara

Após buscas, menino de 11 anos é encontrado morto
