Menu
Busca quinta, 28 de outubro de 2021
(67) 99257-3397

Artigo: Convivência no Trânsito

26 março 2008 - 16h14

O trânsito é o “mundo da rua “ por excelência. Ao contrário do mundo da casa , ele é um universo de convivência entre estranhos – um espaço público compartilhado por gente que não se conhece pessoalmente, que tem seus próprios objetivos e que depende das ações e reações dos demais para alcançá-los.
Transitar possibilita o encontro com o outro e elaborarmos as regras de convivência que regulam a vida em coletividade.Aprendemos o respeito ao próximo , pois o próximo é diferente de nós. Aprendemos a partilhar o espaço público, que é de todos, aprendemos regras de cidadania, que nos possibilitam ser mais habitantes da “polis”, da cidade, do espaço urbano.
Transitar e conviver são fenômenos presentes na experiência de todas as pessoas . Ajudam-nos na construção da nossa identidade. Somos aquilo que vivemos nas relações com os outros. A locomoção possibilita o encontro. No encontro nos tornamos humanos e aprendemos como as pessoas vivem e convivem. O encontro forma o cidadão que constrói regras de convivência para que a vida em coletividade seja possível.
Todos os dias, nas ruas, encontramos diferentes pessoas, nos comunicamos com elas, partilhamos os mesmos espaços públicos,mas nem sempre estamos atentos para a qualidade destas relações. Muitas vezes somos indelicados e grosseiros com essas pessoas, pois estamos com pressa ou estressados. Muitas vezes, transitamos tranqüilos pelas ruas das cidades e de repente, somos atacados por pessoas apressadas, raivosas ou intolerantes. Desta forma, acontecem os principais problemas sociais e urbanos. A violência encontra prato cheio para se manifestar. As dificuldades de convivência no espaço público se agravam.
No trânsito existem vários tipos de motoristas de tocaia, potencial, prontos para atacar o primeiro descuidado que passar tem o “nervosinho” que, mal abre o sinal verde, já vai buzinando. Tem o “apressadinho”, que ultrapassa pelo acostamento e, só se preocupa em parar no sinal vermelho. E ainda tem o “costureiro”, que faz manobras perigosas entre uma faixa e outra, logo em seguida o pior de todo o motorista bêbado aquele que enxerga tudo dobrado.
É bom parar um pouco para deixar uma coisa bem clara: no trânsito conversa no telefone celular só faz atrapalhar. Ás vezes, um sinal com a mão, para agradecer pode ser a melhor forma de comunicação. A gentileza nem sempre precisa de palavras e sim de conscientização e convivência.
A Superintendência de Transporte e Trânsito preocupados com a boa convivência no trânsito esta promovendo várias ações para que consigamos amenizar estas situações causadas no trânsito, colocando em prática alguns projetos, como: “BICICLETA SINALIZADA, TRANSITO HUMANIZADO, PROJETO CARROCEIRO, PROGRAMA DE ALCOOL E DIREÇÃO, MADRUGADA VIVA. Esses projetos e programas estão sendo desenvolvidos nas aldeias , Jaguapirú, Bororó, na cidade de Dourados e nas escolas municipais e estaduais, particulares e empresas.Pela equipe de Educação para o Trânsito em parceria com a Guarda Municipal, SEST/SENAT, Policia Militar, Policia Civil, Patrulha Mirim, DETRAN, Cidade Educadora, SENAI.
A verdadeira educação de trânsito deve estar atenta para todas as questões. Aprender a conviver no espaço público representa a única possibilidade de construirmos uma nação próspera, justa e fraterna.
Seja lá qual o seu meio de locomoção, tais como a pé, de ônibus, de transporte escolar... Lembre-se sempre:você é responsável por suas ações.Solidariedade, respeito, cidadania evitam o estresses e fazem do trânsito um lugar melhor para se viver e conviver.

Edna Cristina Chanfrin
Coordenadora de Educação par o Trânsito
SEMHSUR
Superintendência de Transporte e Trânsito
Prefeitura Municipal de Dourados MS

Deixe seu Comentário

Leia Também

Condutor de caminhonete que "roletou" preferencial levava o avô para fazer exame
DOURADOS
Condutor de caminhonete que "roletou" preferencial levava o avô para fazer exame
BRASIL
Câmara: votação da PEC dos precatórios pode ocorrer na próxima semana
DOURADOS
Três alunos testam positivo para a Covid-19 e escola suspende aulas por sete dias
Caminhonete 'roleta' preferencial e causa acidente envolvendo mais cinco carros
DOURADOS
Caminhonete 'roleta' preferencial e causa acidente envolvendo mais cinco carros
Serpente peçonhenta é capturada em residência
MIRANDA
Serpente peçonhenta é capturada em residência
FERIADO
PMR intensificará fiscalização em rodovias de MS durante feriado
MEIO AMBIENTE
Tucano encontrado às margens de rodovia é devolvido à natureza
COMPETIÇÃO
Representantes de Dourados embarcam hoje para os Jogos Escolares Brasileiros
REGIÃO
Mulher é libertada de cárcere e companheiro preso em flagrante por violência doméstica
DOURADOS
Saiba quem tem direito e como fazer a inscrição de isenção da Taxa do Lixo

Mais Lidas

DOURADOS
Jovem formou consórcio com amigos para comprar e usar ecstasy em festas
LAGUNA CARAPÃ
Motorista morre prensado ao tombar caminhão na MS-379
DOURADOS
Jovem que se formou há dois meses é presa com ecstasy no Parque Alvorada
DOURADOS
Jovem negro e com tatuagem "Jesus Cristo", vítima fatal de acidente ainda não foi identificada