segunda, 24 de março de 2025
Dourados
23ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
MS

Artesanatos confeccionados em presídio de Jateí são expostos em eventos

Artesanatos confeccionados em presídio de Jateí são expostos em eventos

30 setembro 2017 - 18h00Por Governo MS

Com a intenção de mostrar à sociedade as peças de artesanatos confeccionadas por reeducandas de Jateí, o Estabelecimento Penal Feminino “Luiz Pereira da Silva” participou de exposições públicas em feiras locais. A iniciativa integra o projeto “Tecendo Vidas”, que é realizado dentro do presídio e utiliza o artesanato em linha para profissionalizar internas.

Com a parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e o Poder Público de Jateí, as exposições das peças aconteceram na Feira de Artesanato Sabor & Arte na Praça e na 13ª Festa do Milho, e contou com o apoio da direção e dos servidores do presídio.

Segundo a diretora da unidade, Solange Pereira da Silva, essa ação visa combater a ociosidade das custodiadas, além de proporcionar novas perspectivas de reinserção social. “Desenvolver atividade produtiva dentro do presídio assegura uma profissão e fonte de renda às internas; e a beleza e qualidade das peças demonstram o sucesso dessa iniciativa”, afirmou.

Quem passou pelos locais teve a oportunidade de conferir os trabalhos expostos e adquirir itens artesanais peculiares, todos confeccionados por quatro custodiadas do presídio. A exposição reuniu itens como caixas decoradas, trabalhos em decoupage, crochê, bordados e fuxicos.

A intenção, conforme a diretora do presídio, é realizar a exposição todos os meses na Feira de Artesanato Sabor & Arte na Praça, na primeira sexta-feira de cada mês. “Nossa proposta é ampliar, gradativamente, a divulgação dos trabalhos à sociedade, além de aumentar o número de internas desenvolvendo ocupação produtiva no presídio”, destacou.

Tecendo Vidas

Iniciado há dois anos, o projeto “Tecendo Vidas” tem como objetivo proporcionar capacitação profissional na arte do artesanato para contribuir na geração de renda das internas que não possuem apoio da família.

A partir de orientação do setor de Trabalho da unidade, o conhecimento é passado de uma interna para a outra e a criatividade é a grande aliada do trabalho das reeducandas, que demonstram nas peças a perspectiva de uma vida longe da criminalidade.

Idealizado pela atual diretora do presídio, o foco desse trabalho é contribuir, de forma saudável e gradativa, no processo de reintegração social das internas, além de aumentar a autoestima e influenciar na mudança de valores e comportamentos.

Para a confecção das peças, a administração do estabelecimento prisional realiza a doação dos materiais como linhas e agulhas, e as internas aprendem técnicas de elaboração, acabamento e colorimetria, entre outros.

Inúmeros projetos importantes como este são desenvolvidos em todos os estabelecimentos penais do Estado para proporcionar um cumprimento de pena de forma coesa e humanizada, segundo o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves. “O objetivo é permitir que os internos se ocupem com algo produtivo e aprendam novas técnicas de trabalho que podem ser usadas tanto dentro da unidade quanto em liberdade”, finaliza.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Polícia apreende 620 kg de pescado irregular na BR-163
SÃO GABRIEL

Polícia apreende 620 kg de pescado irregular na BR-163

Fundação de Cultura de MS retifica cronograma de fomento às artes visuais
Cultura

Fundação de Cultura de MS retifica cronograma de fomento às artes visuais

Carros da BYD viram alvo de processos judiciais em Mato Grosso do Sul
JUSTIÇA

Carros da BYD viram alvo de processos judiciais em Mato Grosso do Sul

Polícia fecha casa de prostituição e prende proprietário
APARECIDA DO TABOADO

Polícia fecha casa de prostituição e prende proprietário

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda
BRASIL

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

NAVIRAÍ

Polícia Militar Ambiental captura lobinho em quintal de casa

RUA CAFELÂNDIA

Mulher apedreja viatura em feira livre em Dourados e vai presa

CLIMA

Semana será marcada por calor e pancadas de chuva em Dourados

TRÁFICO

Mulher é presa na rodoviária de Dourados com haxixe escondido em bagagem

ALDEIA JAGUAPIRU

Homem é encontrado morto em Dourados após sofrer agressões

Mais Lidas

OBRA

Primeira rampa pública no Rio Dourados é entregue com articulação de Renato Câmara

BR-163

Comissão quer suspensão de pedágio e devolução de dinheiro antes de leilão para nova concessão

Polícia

Evento sem alvará é interditado no Centro de Dourados

PELAS RUAS DE DOURADOS

Para pagar faculdade e aluguel em Dourados, jovens se unem pelas ruas vendendo bolos de pote