O prefeito Ari Artuzi comemorou a abertura da licitação feita pelo governo do Estado para a construção do Anel Rodoviário Norte, um dos maiores projetos da atual administração municipal. O lançamento aconteceu no dia 15 deste mês e a abertura dos envelopes está marcada para esta semana, segundo a assessoria de comunicação da Agesul (Agência Estadual de Gestão de
Empreendimentos). O anel rodoviário vai desviar o tráfego pesado do perímetro urbano de Dourados.
Enquanto o governo começa o processo de licitação e depois de fechar os acordos de desapropriação com os cerca de cem proprietários de áreas atingidas pela obra, a prefeitura começa a fazer o pagamento das indenizações. A expectativa é que as obras comecem dentro de 60 dias,
depois de encerrado o processo de licitação. “O contorno rodoviário para tirar o trafego de caminhões pesados de dentro da cidade é um sonho antigo da população douradense e uma das maiores obras da nossa administração”, comemora Artuzi.
Segundo a Agesul, o Anel Rodoviário Norte terá uma extensão de 25,2 km. O traçado começa no entroncamento da BR-463 (no trevo de acesso a Laguna Carapã), passa pelo entroncamento da MS-162 (acesso ao distrito de Itahum), segue até o entroncamento da MS-156 (saída para Itaporã) e termina no entroncamento da BR-163, no acesso a Fátima do Sul.
A obra foi um compromisso do governador André Puccinelli (PMDB) com o prefeito de Dourados e a população, feito em outubro do ano passado, quando conheceu a área onde será construída a estrada. O investimento será de pelo menos R$ 30 milhões. O município fez as desapropriações das áreas atingidas e indenizar os proprietários. Muitos deles, por reconhecer ser uma obra
bastante importante para a cidade, fizeram a doação da área.
Em novembro do ano passado, o governador apresentou ao prefeito Ari Artuzi o projeto executivo do anel rodoviário durante solenidade realizada na Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced).
A previsão é de uma pista de 12 metros de largura, sendo 3,5 metros de faixa de rolamento em cada sentido e mais 2,5 metros de acostamento de cada lado. Para garantir ainda mais segurança, o acostamento vai ser nivelado com as outras faixas.