Uma ação apreendeu ontem, 15 de dezembro, 70 toneladas de produtos contrabandeados, entre bebidas, cigarros, roupas e eletrônicos na fronteira com a Bolívia. Batizada de Bras-Bol, a ação envolveu Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul, Grupo de Atuação Especial em Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Receita Federal e Receita Estadual. O objetivo foi coibir e reprimir o contrabando e o descaminho na área de fronteira com a Bolívia, bem como atuar na recuperação de impostos sonegados.
Cento e cinquenta homens em 30 viaturas foram mobilizados para o cumprimento de mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, em mais de 20 pontos de distribuição ilegal de produtos provenientes de crimes, próximos à feira Bras-Bol, que dá nome à operação.
Além do cumprimento dos mandados, a força-tarefa buscou a apreensão de armas e munições, tendo apoio do Departamento de Operação de Fronteiras para fechamento de dois postos fiscais na fronteira (Posto Fiscal do lampião Aceso e Posto Esdras), para evitar a saída do material investigado da região. A operação foi desencadeada após trabalho de inteligência das instituições envolvidas e teve apoio decisivo do 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil.