Menu
Busca segunda, 25 de janeiro de 2021
(67) 99257-3397
CAARAPÓ

Após dia de cárcere servidores voltam ao trabalho na Sesai, mas clima ainda é tenso

26 janeiro 2016 - 11h59

A Sesai (Secretária Especial de Saúde Indígena) de Caarapó, está funcionando normalmente nesta terça-feira (26), após 24 servidores permanecerem em cárcere durante a segunda-feira (25). A ação foi feita por lideranças indígenas como forma de pressionar a saída do chefe da unidade local Adalberto Araújo. Durante o cárcere uma manifestação foi realizada por parte dos indígenas na frente do polo base, [relembre aqui](http://www.douradosnews.com.br/noticias/indios-mantem-24-funcionarios-da-sesai-em-carcere-em-caarapo).

De acordo com o cacique Norivaldo Marques, a comunidade já decidiu que não aceita mais Araújo como chefe da unidade. Segundo ele, os problemas enfrentados pela comunidade tem relação a falta de apoio da Sesai.

“Ele não está dando apoio para a comunidade neste momento. Já solicitamos que ele seja substituído, mas até agora nada foi feito e não podemos ficar desse jeito por isso realizamos a manifestação”, comentou Marques.

Segundo o cacique, a comunidade vem sofrendo com vários descasos, dentre os que foram relatados uma mulher que foi enterrada se atestado de óbito, fora a questão da falta de viaturas para atender comunidade e alega ter comunicado os fatos a coordenação na capital.

“A comunidade decidiu que o Adalberto não seja mais o chefe. Ano passado uma senhora foi enterrada sem atestado de óbito e com isso os parentes se revoltaram e fora a questão das viaturas que não temos, são muitos problemas enfrentados pela comunidade que não aguenta mais”, explica Norivaldo.

O cacique conta que uma equipe da coordenação da Sesai no Estado, está no local nesta manhã conversando com as lideranças e aguardam um posicionamento sobre a situação.

“Tem uma equipe de Campo Grande que está lá na Sesai e já passamos o que queremos, agora vamos aguardar um posicionamento por parte deles para a troca do Adalberto, depois então decidiremos o que vamos fazer”, complementou o líder indígena.

O Dourados News entrou em contato com o coordenador da Sesai no Estado, Hilário da Silva, buscando detalhes e também sobre as providências que serão tomadas diante dos fatos. Por telefone o coordenador, informou que uma equipe se deslocou até a unidade em Caarapó para explicar a situação para as lideranças locais.

“Infelizmente nós sabemos da dificuldade que temos com o nosso transporte ainda mais depois do período chuvoso que teve no Estado, que acabou destruindo boa parte das estradas e contribuiu para que as viaturas fossem danificadas. Sabemos que a situação é crítica, mas na semana passada estive em Brasília e repassei o caso, assim como um projeto para melhorar essa questão das viaturas”, falou Silva.

Segundo o coordenador, infelizmente o problema não é apenas na unidade de Caarapó, mas sim em todo o Estado, mas que estão sendo tomadas as providências na medida do possível. Ele disse ainda que aproximadamente 40 viaturas, em todo o Estado, já foram para as oficinas.

Questionado se haverá a troca no chefe, o coordenador conta que o momento não é para que seja efetuada a substituição, pois a equipe que atua no local não tem culpa dos fatos e acredita que com a explicação da situação para as lideranças, a comunidade entenda e decida aguardar até que seja solucionado os problemas da viatura, que é o mais agravante no momento.

“O momento não para uma troca, a equipe que está na unidade não tem culpa dos problemas. Por isso uma equipe foi até Caarapó para explicar isso a eles. Em Brasília eu entreguei um projeto e nele consta uma proposta para que seja terceirizado a nossa frota de viaturas, ou seja, que uma empresa seja contratada para prestar serviços para a comunidade. Sei que um técnico virá para a cidade e analisar a possibilidade. Foram solicitados os reparos de 40 viaturas, em Caarapó são quatro que foram para a oficina”, pontuou.


Deixe seu Comentário

Leia Também

Mais de 26 mil pacotes de cigarros são apreendidos e contrabandistas fogem
JAPORÃ
Mais de 26 mil pacotes de cigarros são apreendidos e contrabandistas fogem
Volume de chuvas faz rio em Miranda atingir cota de emergência
ESTADO
Volume de chuvas faz rio em Miranda atingir cota de emergência
Homens são flagrados arremessando drogas para pátio de presídio
TRÊS LAGOAS
Homens são flagrados arremessando drogas para pátio de presídio
Provedor local da mais alta qualidade, Hokinet traz tecnologia, inovação e emprego
INFORME PUBLICITÁRIO
Provedor local da mais alta qualidade, Hokinet traz tecnologia, inovação e emprego
Caminhonete roubada em SP é recuperada em município do interior de MS
REGIÃO
Caminhonete roubada em SP é recuperada em município do interior de MS
FINANCIAMENTO
MEC anuncia regras para o Fies do segundo semestre de 2021
REGIÃO
Veículo furtado é recuperado na MS-270 e maconha apreendida
PANDEMIA
MS soma mais de 12 mil casos ativos de coronavírus
MS
Com Covid-19, Zauith assume governo estadual em home-office
COVID-19
Dourados receberá 2,6 mil doses da vacina de Oxford

Mais Lidas

TRAGÉDIA
Vídeo mostra momento exato de acidente com vítima fatal em Dourados
DOURADOS
Motorista envolvido em acidente fatal relata bebida ao depor e é liberado 
TRAGÉDIA
Segundo acidente de trânsito com vítima fatal é registrado em Dourados
DOURADOS
Motociclista que morreu após colisão em cruzamento invadiu via preferencial