Depois dos diversos problemas ocorridos na aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009, o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Reynaldo Fernandes, colocou o cargo à disposição. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (18).
Segundo o MEC, o nome do novo ocupante do cargo deve ser anunciado na segunda-feira (21). Veja a íntegra da carta de Reynaldo Fernandes para funcionários do Inep ao deixar a presidência.
A carta de demissão foi entregue na noite da quinta-feira (17) e foi aceita pelo ministro Fernando Haddad (Educação). Haddad está fora de Brasília nesta sexta-feira e durante o final de semana e não deve comentar a saída de Reynaldo Fernandes do cargo.
Apesar de o pedido de demissão já ter sido aceito, Fernandes permanece como presidente do Inep até a publicação da exoneração no "Diário Oficial", o que deve acontecer na próxima semana.
Desde o vazamento do Enem, o Inep ficou fragilizado. A situação piorou com a divulgação do gabarito oficial com as respostas embaralhadas.
O MEC chegou a confirmar que o órgão passaria por reestruturação. No dia 10 de dezembro, a coluna Mônica Bergamo na Folha de São Paulo já apontava a saída de Reynaldo como uma das mudanças que seriam efetuadas no quadro de funcionários.
Fernandes tomou posse no instituto em 2005. Ele é professor de economia da USP (Universidade de São Paulo), em Ribeirão Preto (SP), e tem mestrado e doutorado em economia, também pela USP. Antes de ocupar a presidência do Inep, era o presidente da Esaf (Escola de Administração Fazendária), do Ministério da Fazenda.
Fraude no Enem
A Justiça Federal aceitou anteontem (16) a denúncia por violação de sigilo funcional e corrupção passiva contra os cinco acusados de vazar a prova do Enem. Foi rejeitada, porém, a acusação de peculato - furto praticado por servidor público cuja pena varia de 2 a 12 anos. O MEC (Ministério da Educação) cancelou o Enem, que aconteceria nos dias 3 e 4 de outubro, depois que o jornal O Estado de S. Paulo avisou sobre o vazamento da prova. O exame foi realizado nos dias 5 e 6 deste mês. Houve abstenção de 1,5 milhão dos 4,1 milhões de inscritos.
iniciaCorpo("12;11;14;12;16;13;18;14");