sexta, 04 de setembro de 2026
Dourados
26ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Anvisa decide limitar o uso de dois adoçantes

20 março 2008 - 11h21

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu ontem reduzir a quantidade máxima dos adoçantes sacarina e ciclamato em bebidas e alimentos e aprovar o uso de três novas substâncias no Brasil --taumatina, eritritol e neotame, já aprovadas por organismos internacionais de saúde.
De acordo com Lucas Medeiros Dantas, gerente de tecnologia de alimentos da Anvisa, a decisão de reduzir o limite decorreu de uma avaliação do impacto desses edulcorantes (adoçantes) para a saúde. Segundo ele, pesou na decisão a presença de sódio, substância já condenada pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
"O sódio [presente no ciclamato e sacarina] é um dos vilões da política da OMS para o cuidado de doenças não transmissíveis, como hipertensão." O sódio é usado para conservar alimentos e realçar o sabor. "Do ponto de vista da saúde, o esforço é para tornar os limites cada vez mais restritivos", afirmou Dantas. Outros adoçantes não foram afetados. A sacarina é proibida no Canadá, e o ciclamato, nos Estados Unidos.
De acordo com Ruy Lyra, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, os estudos que vetaram a sacarina e o ciclamato nos dois países --e constataram que elas aumentavam o risco de câncer de bexiga- foram feitos em camundongos. Ele ressalta que não há nenhuma pesquisa que comprove a existência de riscos em seres humanos, mas, ainda assim, recomenda que, por prudência, o consumidor limite a quantidade ao ingerir as substâncias.
Produtos
O limite máximo de ciclamato caiu do intervalo entre 97 mg e 130 mg para 40 mg a 56 mg a cada 100 ml ou 100 gramas. Isso afeta refrigerantes como o Sprite Zero e iogurtes como o Pense Light com Pedaços de Pêssego --107 mg e 56,3 mg da substância, respectivamente.
No entanto, na opinião de Carlos Eduardo Gouvea, presidente da Abiad (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres), a maioria dos produtos já está dentro dos parâmetros, até porque há mistura de diferentes adoçantes. É o caso da Coca-Cola Light e Zero, por exemplo, que não serão afetadas, de acordo com a composição divulgada no site da empresa. A Folha pediu à AmBev a composição do Guaraná light, mas não houve resposta até a conclusão da edição.
Para Gouvea, as indústrias mais prejudicadas com as novas regras da Anvisa são as que fazem bebidas e alimentos para consumo popular, já que a sacarina e o ciclamato são os adoçantes mais baratos. O consumo de produtos com adoçantes é seguro, mas pode incentivar a ingestão exagerada de alimentos em pessoas com compulsão por açúcar, diz o diretor da Associação Brasileira de Nutrologia, Carlos Alberto Werutski.
Ele afirma que o adoçante é sentido apenas na língua, enquanto a glicose obtida no açúcar de mesa tem impacto no sistema nervoso, pois eleva os níveis de serotonina, hormônio que induz a sensação de prazer. Segundo ele, o adoçante é benéfico, pois não tem calorias e não causa cáries. De acordo com o oncologista Daniel Luiz Gimenes, do Hospital A.C. Camargo, faltam evidências para comprovar que a sacarina e o ciclamato possam causar câncer.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Com salários 20,9% menores, mulheres buscam na beleza caminho para renda e autonomia
ECONOMIA

Com salários 20,9% menores, mulheres buscam na beleza caminho para renda e autonomia

Motorista é flagrado com cigarros, pneus e produtos do Paraguai 
PONTA PORÃ

Motorista é flagrado com cigarros, pneus e produtos do Paraguai 

Quase 300 mil veículos devem trafegar pela BR-163 durante o feriado da Independência
TRÂNSITO

Quase 300 mil veículos devem trafegar pela BR-163 durante o feriado da Independência

Brasil tem 2 milhões de pessoas que trabalham por meio de aplicativos
ECONOMIA

Brasil tem 2 milhões de pessoas que trabalham por meio de aplicativos

Idoso é preso com garrucha durante cumprimento de mandado
BATAGUASSU

Idoso é preso com garrucha durante cumprimento de mandado

POLÍCIA

Foragido da Justiça é encontrado em conveniência investigada por venda de drogas

HOMICÍDIO 

Discussão por conserto de carro termina com homem assassinado a tiros

INFORME PUBLICITÁRIO

Subsídio pode reduzir o valor da casa própria no Residencial Ingá

PRAZO

Inscrições para Concurso de Fotografia da Aced terminam amanhã

DOURADOS

Homem é esfaqueado após agredir a ex por ciúme

Mais Lidas

EDUCAÇÃO

Uems abre inscrições para processos seletivos com mais de 1,3 mil vagas

ITAQUIRAÍ

Agricultor morre eletrocutado ao fazer manutenção de colheitadeira

DOURADOS

Ministério Público cita outros envolvidos em denúncia e pede Júri Popular pela morte de Vitor Orsini

PARA TODOS OS GOSTOS

Dourados deve ter tempestade na sexta, instabilidade no fim de semana e sol no feriado