sábado, 07 de março de 2026
Dourados
28ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Alunos da Unigran estudam concordância verbal do douradense

16 março 2007 - 09h38

Quem faz mais concordância verbal, o homem ou a mulher douradense? Qual faixa etária a pratica de forma mais correta? E como os estudantes do Ensino Médio e do Nível Superior a empregam? Com o objetivo de responder tais perguntas, o Grupo de Estudos Literários e Lingüísticos da UNIGRAN (Gellgran), retomou suas atividades no último sábado, dia 10 de março.
 
Coordenado pela professora doutora Nara Sgarbi, o grupo, único a abordar estudos como este em Mato Grosso do Sul, conta com 35 alunos, todos eles estudantes universitários da Unigran e de outras Instituições de Ensino. Ela destaca que “o estudo sociolingüístico auxilia a descrever o fenômeno variável da concordância verbal, para que se possa analisar, apreender e organizar as variantes lingüísticas de uma mesma comunidade”. A professora diz ainda que esse tipo de pesquisa traz contribuições aos estudos do português falado na região em foco.
Segundo Nara Sgarbi, o GELLGRAN também pretende aguçar o gosto pela iniciação científica na área da Sociolingüística, mediante estudos de teorias pertinentes para, posteriormente, transformá-lo em um grande grupo de pesquisa. Os trabalhos serão desenvolvidos durante o ano, em encontros quinzenais.
Uma das atividades do grupo será a execução de um complexo trabalho de campo, em que os participantes vão entrevistar duzentas estudantes dos Ensinos Médio e Superior. “A nossa língua sofre influências externas e o foco é saber como os fatores sociais estão interferindo na concordância, ou não, do cidadão douradense”, disse a professora.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GUNTER HANS

Morre ciclista atropelado por caminhonete a Avenida Capital

INTERNACIONAL

Conflito no Oriente provoca alta de 30% no preço do petróleo

ECONOMIA

Provas do Concurso da Câmara dos Deputados serão amanhã

Homem é preso com mais de cinco quilos de haxixe na fronteira 
TRÁFICO

Homem é preso com mais de cinco quilos de haxixe na fronteira 

Inocência entra no mapa da logística com R$ 150 mi em obras
REGIÃO

Inocência entra no mapa da logística com R$ 150 mi em obras

MARACAJU 

Polícia prende homem que importunava mulheres em academia

POLÍTICA

PSOL rejeita federação com PT, mas vai apoiar reeleição de Lula

FEMINICÍDIO

Polícia investiga morte após convulsão em briga com namorado

FUTEBOL

CBF confirma jogo do Operário na terceira fase da Copa do Brasil

CRIME

Mulheres atuam na produção da prova pericial em MS

Mais Lidas

DOURADOS

Nova avenida vai margear Parque Arnulpho Fioravante com projeção de ligação à BR-163

DOURADOS

Ex-administrador de hospital é investigado por desvio milionário e tem bens sequestrados em operação

JARDIM ÁGUA BOA

Polícia cumpre mandado em Dourados e investiga suspeita de golpe em clínica oftalmológica

INFORME PUBLICITÁRIO

Cantina MS se consolida como referência em lazer, gastronomia e eventos