Menu
Busca terça, 20 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
MOBILIZAÇÃO

Alunos da UEMS participam de audiências para permanência do Pibid

Alunos da UEMS participam de audiências para permanência do Pibid

11 dezembro 2017 - 14h35Por Assessoria


Alunos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), das Unidades de Campo Grande, Cassilândia, Dourados, Ivinhema, Mundo Novo e Paranaíba, participaram de audiências públicas sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), em Brasília (DF).

As audiências públicas foram realizadas na última quinta-feira (7), pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado e pela Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara Federal. O debate reuniu alunos e professores de diversas Universidades do país.

O Pibid é uma política pública de formação de professores instituída pelo Ministério da Educação (MEC) há dez anos.  O objetivo do programa é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública de ensino. Em outubro deste ano, o governo anunciou a substituição do programa.

Os acadêmicos da UEMS falaram sobre a participação nas mobilizações em prol da permanência do Pibid e destacaram a importância da Política Pública para os cursos de Licenciaturas.

“A grande importância do Pibid é que ele garante uma formação de qualidade dentro dos cursos de Licenciaturas das Universidades. O Pibid é diferente do estágio obrigatório. Com o programa, o aluno tem contato direto, durante toda a sua formação, com a realidade das escolas públicas estaduais. Isso beneficia muito a formação prepara o futuro professor para a sala de aula”, explicou a acadêmica Olga Carneiro, representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UEMS.

Outro fator importante destacado pelos acadêmicos é a bolsa oferecida pelo Pibid. “O valor, de R$ 400, é essencial para a permanência do aluno na Universidade. Ela permite o custeio de gastos com alimentação, mobilidade e materiais bibliográficos para o curso”, destacou Olga.

Atualmente, a UEMS conta com 633 bolsistas do Pibid. O vice-reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, falou sobre o impacto da retirada do Programa das Universidades. “O fim do Pibid terá impactos muito negativos para os cursos de Licenciaturas e, consequentemente, para a Rede de Ensino de todos os Estados, já que, sem dúvidas, comprometerá a formação dos novos docentes”.

Nova Audiência

Nenhum representante do Ministério da Educação (MEC) participou das audiências públicas realizadas pelo Senado e pela Câmara Federal.

Por isso, os alunos da UEMS devem participar de uma nova audiência com o Ministro da Educação, Mendonça Filho, nesta quarta-feira (13), em Brasília (DF).

O objetivo é que o MEC ouça os alunos e os bolsistas do Pibid.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

EMBRIAGUEZ AO VOLANTE
Em conversível, homens são presos fazendo algazarra e com arma em via pública
PANDEMIA
Dourados registra mais quatro mortes por coronavírus em um dia
PODER FAMILIAR
STJ diz que Funai deve participar em ações sobre guarda de criança indígena ao julgar caso de MS
FUTEBOL
São Paulo se despede hoje da Libertadores diante do Binacional
DOURADOS
Assassino de secretário será interrogado e MPE quer ouvir outra vítima
DOURADOS
Ladrão entra em residência e furta vários pertences de vítima
APARECIDA DO TABOADO
Em ação conjunta, polícia apreende mais de 9 toneladas de maconha em MS
INFORME PUBLICITÁRIO
Dalfort entrega sua casa pronta em tempo recorde, mais resistente, mais barata e com pagamento facilitado da mão de obra
DOURADOS
Bicicleta furtada na Avenida José Roberto Teixeira é recuperada
DOURADOS
Moto furtada em frente de residência no sábado é recuperada

Mais Lidas

IDENTIFICADO
Vítima encontrada sem vida em bairro de Dourados tinha 17 anos
ACIDENTE
Criança de 3 anos se afoga em piscina de clube e socorristas tentam reanimação
DOURADOS
Homem é encontrado morto em frente residência no Parque das Nações I
ACIDENTE
Identificadas vítimas de capotamento na BR-267