O cantor Almir Sater é a grande atração para o show de aniversário da cidade de Caarapó. O evento será realizado nesta sexta-feira, dia 11 de dezembro, defronte ao Estádio Carecão, a partir das 22 horas. O show abre as comemorações dos 51 anos de emancipação político-administrativa do município, que serão completados no dia 20.
Segundo a Enciclopédia Wikipédia, Almir Eduardo Melke Sater, nome de batismo, nasceu em Mato Grosso do Sul. Desde os doze anos já tocava viola, aos vinte anos mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar Direito, mas desistiu da carreira de advogado, tornando-se um músico, motivado incialmente por escutar, no Largo do Machado, uma dupla tocando viola caipira.
A partir dali dedicou-se ao seu estudo, tendo Tião Carreiro como mestre. Retornou a Campo Grande, onde formou a dupla Lupe e Lampião com um amigo, adotando Lupe como nome artístico. Em 1979 foi para São Paulo, onde iniciou um trabalho com sua conterrânea Tetê Espíndola, acompanhando também a cantora Diana Pequeno.
Sater gravou seu primeiro disco em 1980, contando com a participação de Tetê Espíndola, Alzira Espíndola e Paulo Simões. Fez parte da geração Prata da Casa, no início dos anos 80, sendo uma das principais atrações do movimento que juntou os maiores expoentes da música sul-mato-grossense.
Entre os seus principais CD’s estão: Estradeiro; Doma; Cria; Rasta bonito; Almir Sater ao vivo; Terra de sonhos; Caminhos me levem; 7 sinais. Além de Um viloleiro toca, Varandas e Pantanal.
Com o passar dos tempos, Almir Sater foi convidado para atuar na televisão. Estreou como ator na telenovela Pantanal, de Benedito Ruy Barbosa, pela Rede Manchete, em 1990. Já em 1991, protagonizou, ao lado de Ingra Liberato, a novela - A História de Ana Raio e Zé Trovão -, de Marcos Caruso, pela mesma emissora.
O cantor sul-mato-grossense teve ainda participações especiais com Chitãozinho & Xororó - Clássicos Sertanejos; Rei do Gado –Trilha sonora da novela, pela Rede Globo; A História de Ana Raio e Zé Trovão - trilha sonora da novela, na rede Manchete; Pantanal - trilha sonora da novela, na Rede Manchete; Meu Reino Encantado - Daniel; além de outras.