Menu
Busca segunda, 25 de maio de 2020
(67) 99659-5905

ALL espera elevar em 22% volume da carga transportada em MS

28 dezembro 2009 - 15h22

No ano de 2010 a ALL (América Latina-Logística) espera elevar em 22% o volume transportado na malha da Novoeste, que vai de Corumbá (MS) a Bauru (SP). O gerente local da ALL, Rodrigo Miranda, explica que este aumento decorrerá de contratos para transporte de álcool, ampliação do volume de grãos, de minérios e cimento.



Para transporte de álcool, foi fechado contrato com a empresa Ágil, de Campo Grande a Paulínia (SP). O número de vagões/dia está em negociação. Haverá um acréscimo de 7% no volume de soja, em grãos, transportada para a Cargill, no trajeto Campo Grande-Três Lagoas, onde a matéria-prima é processada para produção de óleo.



Também será retomado em 2010 o contrato com a ADM, que vai reativar seu terminal na Capital e escoar soja para Santos (SP) pelos trilhos. Quanto ao escoamento de minério, hoje em média são 145 vagões ao dia e a perspectiva é chegar a 180 em 2010.
Rodrigo Miranda explica que são 3 giros: o minério da Vale do Rio Doce sai de Corumbá a Porto Esperança; da Vetorial vai de Corumbá a Ribas do Rio Pardo e depois de transformado em ferro-gusa segue para Bauru.



"Com o aquecimento da construção civil e demanda por material, temos ainda expectativas de aumentar de 5 para 10 o número de vagões com cimento, de Corumbá a Campo Grande", acrescenta o gerente. Quanto aos minérios, Miranda lembra que as chuvas do fim deste ano, acima da média histórica, evitaram que o nível do rio Paraguai baixasse e, com isso, diferente do que ocorreu nos anos anteriores, o escoamento de minério permanecerá normal no período. "Temos 250 mil toneladas para transportar em janeiro, desta vez não teremos a entressafra do minério", afirma.



Para fazer frente à nova demanda, além de contar com 8 locomotivas a mais desde outubro deste ano, a ALL também tem investido na otimização de sua logística, com novos desenhos operacionais. Em setembro, por exemplo, o tempo médio de permanência das locomotivas era de 14 horas e agora está em 3,5 horas, o que significa maior aproveitamento da estrutura. Além disso, com a troca de trilhos a expectativa é que até junho a velocidade média das composições passe de 22 km/h a 30km/h.





Sobre a ALL - A ALL assumiu a malha ferroviária da Brasil Ferrovias e Novoeste Brasil em maio de 2006 com o desafio de transformar uma ferrovia desestruturada em uma operação eficiente e adequada às necessidades econômicas dos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Seu principal foco vem sendo a melhoria da produtividade e da segurança da operação ferroviária na região, somados a pesados investimentos na capacitação de suas equipes e melhorias nas condições de trabalho.



Nestes três anos, os investimentos da ALL, nos referidos trechos, já ultrapassaram R$1 bilhão, voltados principalmente para a substituição de trilhos e dormentes, instalação de detectores de descarrilamento ao longo da malha e implantação de tecnologia de ponta, como os computadores de bordo instalados nas locomotivas para auxiliar os maquinistas na condução do trem. O resultado foi um crescimento de 39% em volume de operações ferroviárias e uma redução de 75% no índice de acidentes ferroviários entre 2006 e 2009.



Deixe seu Comentário

Leia Também

JUDICIÁRIO
Flávio Bolsonaro pede para acompanhar depoimento de Paulo Marinho
MARACAJU
Homem encontrado morto em rio foi estrangulado e polícia identifica suspeitos
SAÚDE
Ações nas barreiras sanitárias são intensificadas no combate à Covid-19
UFGD
Mestrado em Agronegócios convida para palestra sobre Conceitos Científicos
PMR
Operação recupera em Dourados caminhão furtado na fronteira
SELEÇÃO
SES abre processo seletivo para contratação de 31 profissionais da saúde
POLÍTICA
Senado aprova MP que altera cargos e funções na Polícia Federal
CAMPO GRANDE
PM fecha depósito de drogas, apreende 2 toneladas de maconha e prende 4
AVANÇO DA PANDEMIA
Brasil registra 807 mortes por Covid em 24 horas, e total chega a 23.473
RIO VERDE
Mulher mata sobrinho com tiro na cabeça após ele ameaçar avó

Mais Lidas

TRAGÉDIA
Homem morre atropelado por rolo compactador
PANDEMIA
Dourados ultrapassa marca de 100 casos confirmados de coronavírus
MARACAJU
Homem morre após tentativa de fuga e troca de tiros com a polícia
MS-145
Motorista disse não ter visto momento que atropelou e matou ciclista