sexta, 13 de junho de 2025
Dourados
18ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Alerta de temporais e queda de granizo no MS e mais três estados

25 agosto 2006 - 16h20

Alertas da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, seguiram nesta sexta-feira para as defesas civis do Mato Grosso do Sul, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Rio de Janeiro a fim de prevenir sobre a ocorrência de chuva forte, raios, ventos e queda de temperatura. É possível também a queda de granizo em áreas isoladas nesses estados.
Amanhã a previsão indica que ocorrerão temporais isolados, com chuva forte e rajadas de vento de até 70 quilômetros por hora, no sul do Mato Grosso do Sul e na região de Ponta Porã. No sábado e no domingo (26 e 27/08), áreas de instabilidade associadas ao deslocamento de uma nova frente fria pelo Sul do Brasil provocam de pancadas de chuva no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Alerta-se que em alguns momentos, há risco de temporais isolados com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento de 60 a 80 km/h. Também não se descarta a ocorrência de granizo localizado. A Sedec informa que a partir de segunda-feira (28/08), a atuação de uma nova massa de ar de origem polar provoca acentuado declínio de temperaturas nos dois estados. Portanto, recomenda-se uma atenção especial aos moradores de rua. Ressalta-se que a sensação térmica será de temperaturas mais baixas devido os ventos do quadrante sul.
Entre o domingo e a segunda-feira (27 e 28/08), áreas de instabilidade se formam sobre a região Sudeste, organizando nuvens carregadas e profundas que provocam pancadas de chuva no Rio de Janeiro. Alerta-se para este período que, em alguns momentos, estas pancadas de chuva poderão ser de forte intensidade e acompanhadas de rajadas de vento (60 a 70km/h) e descargas elétricas na capital Rio de Janeiro, em São Gonçalo e em Duque de Caxias. Não se descarta a ocorrência de granizo localizado.
Nestes dias, a Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar a população para evitar a permanência em áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitar trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados, e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.É recomendável que a população evite a permanência em áreas sob risco de alagamentos, deslizamento de terra e escorregamento de pedras - zonas ribeirinhas, baixadas, morros e encostas. É aconselhável ainda que o cidadão busque abrigo em locais protegidos de raios e de ventos fortes.
As defesas civis estaduais podem orientar a comunidade sobre como se proteger de eventos meteorológicos potencialmente danosos.O objetivo da Sedec com a divulgação de alertas é evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. Dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) orientaram o envio de alertas para os quatro estados.
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

UEMS integra comitiva da Abruem em missão na Nova Zelândia
EDUCAÇÃO

UEMS integra comitiva da Abruem em missão na Nova Zelândia

AMAMBAI 

Homem não identificado é encontrado morto ferido na cabeça

ECONOMIA

Pedidos de isenção da taxa do Enem dos Professores começam dia 30

CAMPO GRANDE

Homem embriagado é preso após tentar fugir com três crianças

Marçal exalta importância da pesquisa em sessão dos 50 anos da Embrapa Dourados
CERIMÔNIA

Marçal exalta importância da pesquisa em sessão dos 50 anos da Embrapa Dourados

TRÊS LAGOAS

Motorista abandona carro com drogas e adolescente é apreendido

MERCADO FINANCEIRO

Bolsa de Valores fecha em queda após ataques entre Israel e Irã

AQUIDAUANA

Após esfaquear companheiro na região do abdômen, mulher foge

POLÍTICA

Ex-ministro Gilson Machado é preso pela Polícia Federal no Recife

BRASIL

Moraes nega recurso de Carla Zambelli contra execução da condenação

Mais Lidas

DOURADOS

Padrasto é preso após criança de 3 anos dar entrada na UPA com sinais de espancamento

TRÁFICO

Homem é preso com mais de 1 tonelada de maconha após perseguição

DOURADOS

Alunas de medicina da UFGD denunciam importunação sexual durante prova na casa de professora 

DOURADOS

Após denúncia de alunas, professora é afastada da UFGD por tempo indeterminado