A distração de um funcionário do Congresso Nacional paraguaio, que esqueceu sua maleta com livros e outros objetos ao lado de uma cadeira, após pagar a um engraxate para que lustrasse seus sapatos, provocou pânico nos corredores e obrigou à evacuação de parte do edifício legislativo.
De acordo com o Diário Última Hora, o episódio ocorreu no início da manhã desta quinta-feira (10), quando funcionários alertaram à polícia sobre uma “mala suspeita” deixada ao lado de uma fileira de cadeiras no piso térreo da sede do Congresso.
Agentes da Força de Operações Especiais (FOPE) foram convocados para verificar o objeto, em razão do temor de que fosse uma bomba (no mês de maio, supostos “guerrilheiros” ameaçaram com a colocação de explosivos no prédio do Legislativo).
Ao tomar conhecimento sobre o boato da “mala-bomba”, Benigno Lezcano, funcionário da Comissão de Assuntos Municipais do Congresso, dirigiu-se rapidamente ao local, para reivindicar a propriedade da pasta e evitar que seus pertences fossem danificados.
O caricato episódio terminou com a abertura da maleta, na qual havia, apenas, livros cristãos e textos de estudo. Passado o susto, Lezcano lamentou pelo episódio causado por seu descuido e agradeceu aos interventores pela localização e devolução de seus pertences.