domingo, 07 de dezembro de 2025
Dourados
23ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
EDUCAÇÃO

Ainda é impossível mensurar todos os danos do tornado, diz ministro

09 novembro 2025 - 17h20Por Agência Brasil

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, disse neste domingo (9) que ainda não é possível mensurar todos os danos causados pelo tornado na cidade de Rio Bonito do Iguaçu (PR), a mais afetada, e em pelo menos outras 11 cidades de região centro-sul paranaense.

A equipe do governo federal visitou hoje áreas urbanas e rurais para avaliar a extensão do desastre. Ele disse que, agora, o tempo é de solidariedade e ação para ajudar as pessoas e restabelecer os serviços públicos e privados para reconstruir o que foi destruído. 

 “É preciso apoiar as famílias que estão precisando de assistência de saúde, alimentação e abrigo”, afirmou o ministro. 

De acordo com a Defesa Civil, 90% da área urbana de Rio Bonito do Iguaçu sofreram estragos na infraestrutura. O tornado deixou seis mortos, cinco em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava, também no Centro-Sul do estado.  

Urgências

Embora ainda não tenha a extensão total do desastre, o ministro defendeu a necessidade de alocação de recursos emergenciais de infraestrutura para retomada dos serviços essenciais.  

“A minha equipe, de ontem para hoje, já pôde medir, por exemplo, a necessidade de pelo menos R$ 15 milhões para construir uma nova escola e um ginásio”. 

Ele disse que as equipes do governo federalestão fazendo trabalho em campo para avaliar a quantidade de casas que foram destruídas, e também os de outros patrimônios privados e públicos que precisarão de reconstrução. 

Segundo Góes, a orientação do governo é que as prefeituras devam solicitar recursos de emergência o quanto antes e não apenas depois de ser realizado o balanço total da destruição. “Se há uma informação de uma escola que foi destruída e já existe um orçamento da área construída que precisa ser feita, já é possível empenhar esse recurso”.

O ministro ainda pediu união das três esferas de governo (União, Estado e municípios) para agilizar o atendimento das necessidades das pessoas. “Nós não temos problema de recepcionar nenhuma demanda”.

"Tudo o que for necessário para reconstruir a cidade de Rio Bonito do Iguaçu e outras cidades afetadas, o presidente Lula está determinando a mim e a outros colegas ministros que assim o façamos", completou o ministro.

Suporte 

Segundo o Ministério, a diretora de tecnologia da informação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Lea Bressy Amorim, está na cidade para avaliar a possibilidade de antecipação de pagamentos e outros auxílios. 

Outra ação imediata do governo foi a mobilização de uma equipe da Força Nacional do SUS de equipe composta por médico sanitarista, enfermeiro, analista de recursos logísticos, analista de incidentes e reconstrução assistencial e especialista em saúde mental em desastres. 

Em relação à energia elétrica, a empresa responsável pela distribuição de energia no Paraná (Copel), informou que restabeleceu 49% da rede elétrica de distribuição de energia de Rio Bonito do Iguaçu.

O governador do Paraná, Ratinho Junior, decretou estado de calamidade em Rio Bonito do Iguaçu. A decisão permite ao governo local executar gastos emergenciais sem as restrições normais do orçamento, além de facilitar acesso a verbas federais.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Inscrições prorrogadas até 12 de dezembro para mapear boas práticas em proteção social à tuberculose

Do cerrado ao pantanal: Centro-Oeste revela riquezas culturais e ecológicas
CATÁLOGO

Do cerrado ao pantanal: Centro-Oeste revela riquezas culturais e ecológicas

Imóvel no Distrito Industrial é alvo de furto qualificado; dinheiro e eletrônicos são levados
DOURADOS

Imóvel no Distrito Industrial é alvo de furto qualificado; dinheiro e eletrônicos são levados

CULTURA

Gravuras são roubadas de exposição em biblioteca em São Paulo

Denúncia de descumprimento de medida protetiva é registrada em aldeia de Dourados
POLÍCIA

Denúncia de descumprimento de medida protetiva é registrada em aldeia de Dourados

POLÍCIA

Caminhonete furtada em SC é apreendida após perseguição e acidente na fronteira de MS

JUSTIÇA

STF volta a julgar marco temporal na próxima quarta-feira

DOURADOS

Moradora de Dourados denuncia ameaças do filho e pede medidas protetivas

SAÚDE

Atenção integral a pessoas com Parkinson entra na pauta da Comissão de Saúde

GERAL

Indefinições

Mais Lidas

IGREJA CATÓLICA

Frei Gilson se apresenta domingo em Dourados em comemoração dos 90 anos da Catedral

DOURADOS

Feriado na segunda-feira altera funcionamento do comércio e serviços; confira

Evento

Fiéis passam madrugada em fila e multidão acompanha show de Frei Gilson neste domingo em Dourados

DOURADOS

Homem confessa crime e diz que vítima teria mantido relação sexual com sua companheira