Menu
Busca sexta, 14 de agosto de 2020
(67) 99659-5905
MS

Agosto terá calor acima da média e chuva só na segunda quinzena

01 agosto 2020 - 11h15Por Governo de MS

Um dos meses mais secos do ano começa neste sábado (1) com estimativas de manter a tradição. A previsão climática do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) indica que as temperaturas ficarão acima da média em grande parte do Estado e que as chuvas deverão ocorrer apenas na segunda quinzena do mês.

“As temperaturas no mês de agosto em Mato Grosso do Sul variam entre 14 °C a 33 °C, sendo a região pantaneira a mais quente com valor máximo de 35 °C”, diz trecho do boletim assinado pela especialista em meteorologia, Franciane Rodrigues. Enquanto a região pantaneira poderá ter máximas de até 1,5°C acima da média, para a região do bolsão são esperadas mínimas até 1,0°C abaixo da média.  

Sobre a tão esperada chuva, dados de climatologia do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que o volume esperado para o mês de agosto varia entre 25 a 75 milímetros com os maiores acumulados se concentrando na parte centro-sul do Estado. Até o dia 15 não há expectativa de chuva, segundo boletim do Cemtec. 

Embora a previsão da agência americana NOAA indique que o oceano Pacífico ainda estará em fase neutra, ou seja, sem El Niño ou La Niña, o Pacífico equatorial leste estará um pouco mais frio que a média, podendo apresentar características de La Niña, e estados como Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, terão menos umidade.

Fim de semana em MS

Baixa umidade do ar e calor marcam primeiro fim de semana de agosto. Para este sábado (1) a previsão é de céu claro a parcialmente nublado. A umidade relativa ficará bastante baixa especialmente no período da tarde, com valores podendo atingir 20%, considerado estado de alerta à saúde.  O clima continua fresco durante a madrugada e manhã com temperaturas elevadas ao longo do dia. Neste sábado a mínima será de 11°C e a máxima pode chegar aos 34°C no Estado. Em Campo Grande a variação está estimada em 18°C a 29°C. Dia com vento fraco a moderado em todas as regiões. 

O domingo manterá as mesmas características do dia anterior. Céu claro com poucas nuvens, e sem expectativa de chuva. A umidade relativa do ar terá variação de 65% a 20%, considerado estado de alerta à saúde. Nestas condições é necessário ingerir bastante líquido, umidificar ambientes, evitar aglomerações e exposição ao sol. Vento fraco a moderado em todas as áreas e temperaturas com variação estimada de 11°C a 34°C. Na Capital a mínima está estimada em 18°C e a máxima em 29°C.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Corrente do bem da 94FM entrega triciclo a morador do Altos do Alvorada
BR-060
Polícia encontra mais de 600 telefones contrabandeados em bagageiro de ônibus
MATO GROSSO DO SUL
Após acidente com naja, criadores já entregaram voluntariamente 7 serpentes ao CRAS
PANDEMIA
Acadêmicos criam Orienta Covid Dourados para tirar dúvidas da população
BRASIL
Depen autoriza visitas virtuais em penitenciárias federais
ANTÔNIO JOÃO
Idoso é indiciado por abuso de primas de 6 e 8 anos
PANDEMIA
MS ultrapassa 35 mil casos de coronavírus e se aproxima de 600 óbitos
DOURADOS
Operação 'Gambiarra' mira reformas de escolas municipais pagas por secretária em nome de empresa
DOURADOS
Trânsito será modificado para obras na Firmino Vieira de Matos
PANDEMIA
Dourados confirma mais um óbito por coronavírus e tem 448 casos ativos

Mais Lidas

DOURADOS
Preso no Ipê Roxo era investigado desde fevereiro por estupro do sobrinho
VIDA NOTURNA
“Estão passando fome”: profissionais do sexo sofrem com a pandemia em Dourados
DOURADOS
Com gritos de "pega ladrão", grupo é flagrado furtando carro no Jardim Paulista
DOURADOS
Decreto deve autorizar volta de cursos profissionalizantes e atividades práticas de universidades