Menu
Busca sábado, 16 de outubro de 2021
(67) 99257-3397
BLITZ EDUCATIVA

Agepan orienta e auxilia empresas para o fortalecimento do transporte intermunicipal em MS

19 setembro 2021 - 13h20Por Redação com Portal MS

O mês de setembro está sendo diferente dentro da logística de fiscalizações da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan). Isso porque até o dia 30 de setembro as equipes que fiscalizam o transporte rodoviário intermunicipal de passageiros estarão nos municípios realizando blitz educativa para orientar e ajudar empresas que prestam o serviço em todo o Estado.

Para isso acontecer, a coordenação de fiscalização da Agepan reuniu e promoveu palestras com todos os fiscais dos municípios para alinhamento ainda em agosto. Além disso, realizou treinamento técnico com a Polícia Militar Rodoviária Estadual para obter o melhor resultado durante as ações.

De acordo com o diretor-presidente da Agepan, Carlos Alberto de Assis, essa iniciativa de sucesso vai fortalecer a relação da agência de regulação com as empresas de transporte intermunicipal. “Essa é mais uma ação de êxito da Agepan, que não mede esforços para levar o melhor atendimento às empresas de transporte de Mato Grosso do Sul. Com isso, essas empresas poderão elevar o padrão de qualidade e atender da melhor forma possível a população do nosso Estado, oferecendo o conforto que merecem, com preço justo”, destaca Assis.

Como funciona

A ação “Transporte Legal” vai orientar em vez de multar empresas que prestam serviços de transporte à população, reafirmando requisitos básicos importantes e a obrigatoriedade de oferecer qualidade, reforçando a segurança e a higiene dos transportes, principalmente no atual cenário de pandemia. Além disso, os fiscais também estarão notificando e tirando dúvidas de funcionários e representantes sobre documentações de autorização que, se pendentes, devem ser regularizadas na Agepan.

Estão sendo instruídas as transportadoras de linhas regulares, o fretamento contínuo - como o prestado a empresas, para levar trabalhadores, ou a estudantes universitários que se deslocam para estudar em cidade diferente de onde moram - e o fretamento eventual - especialmente o turístico.

Para o diretor de Transportes da Agepan, Matias Gonsales Soares, em menos de quinze dias, a ação já trouxe bons retornos relatados por algumas empresas. “Esse trabalho vai orientar as pessoas que muitas vezes esquecem de regularizar os documentos, alguns condutores são novos e não conhecem o procedimento, com isso, nós queremos ajudar as empresas, fazer com que elas melhorem a qualidade do serviço. Então, em vez de aplicarmos uma multa, ajudamos a empresa a melhorar e a maioria aproveita a oportunidade, melhora a qualidade e faz com que as pessoas sejam bem atendidas”, explica Soares.

Combate ao transporte clandestino

Mesmo com o trabalho intensivo na blitz educativa, em casos de viagem clandestina, o diretor de transporte ressalta que a "tolerância é zero”. Com isso, durante a orientação especial no mês de setembro, grupos de fiscais também estarão reforçando o trabalho em Ponta Porã, onde as operações estão em andamento para barrar o transporte clandestino bastante utilizado para chegar até as fronteiras.

Dados da Agepan apontam que durante fiscalização só no mês de julho, quase 500 veículos foram abordados, sendo destes, 39 autuados e dois ônibus ilegais foram retirados de circulação.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Dia da alimentação alerta para relação entre fome e mudança climática
DIREITOS HUMANOS
Dia da alimentação alerta para relação entre fome e mudança climática
MS recebe equipes de reforço de outros estados para reparo de energia elétrica
TEMPORAL
MS recebe equipes de reforço de outros estados para reparo de energia elétrica
POLÍCIA
Polícia prende autor de furto e receptador em Jardim
Mototaxista é preso por tráfico de drogas em Costa Rica
POLÍCIA
Mototaxista é preso por tráfico de drogas em Costa Rica
Filhotes de bem-te-vi são regatados após temporal
MEIO AMBIENTE
Filhotes de bem-te-vi são regatados após temporal
PANDEMIA
Comissão debate políticas públicas de apoio a vítimas de Covid-19
UNIÃO
Governadores avançam na criação de consórcio em defesa do desenvolvimento sustentável
DOURADOS
Com a cidade tomada por árvores caídas, Exército participa de mutirão de limpeza
TRAGÉDIA
Bombeiros encontram mais três corpos e número de mortos em naufrágio chega a seis
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO 
Voluntários participam de nova edição do "Marmitaço" contra fome em Dourados

Mais Lidas

DOURADOS
Polícia indicia três e recupera R$ 32 milhões de golpe milionário em empresa
DOURADOS
Asfalto de avenida cede na região Norte e trânsito é interrompido
CLIMA
ASSUSTADOR: Vídeo mostra chegada da tempestade de poeira em Dourados
CLIMA
Ventos de 40 km/h causam estragos em Dourados