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Agenda Pedagógica de Trânsito é lançada em Ponta Porã

05 setembro 2003 - 16h05

Foi lançada hoje em Ponta Porã a Agenda Pedagógica de Trânsito do Professor. O ato de lançamento contou com a presença do chefe da 27a Ciretran, José Moura, da secretária municipal de Educação, Sônia Cintas, que representou o prefeito Vagner Piantoni, da professora do Detran/MS, Eledir Rodrigues de Queiroz, do secretário municipal de Infra-Estrutura, Moacir Belmonte de Souza, além de professores, coordenadores e diretores de escolas municipais.O chefe da Ciretran, José Moura, disse que a Agenda Pedagógica de Trânsito têm entre suas metas, a missão de formar multiplicadores, oferecendo aos professores dicas e orientações para serem repassadas para seus alunos, cujo objetivo maior é desenvolver temas relacionados ao trânsito, à vida, à cidadania, ao meio ambiente, para que crianças e jovens possam ter acesso à educação plena e saudável.Moura disse que os temas transversais têm por objetivo trazer a tona à reflexão sobre o convívio social que ajudarão na construção da democracia e da cidadania no trânsito. Ele diz que o tema Trânsito e Meio Ambiente e as temáticas mensais não comprometerão as atividades da proposta curricular da escola se trabalhados através da interdisciplinariedade.Na língua portuguesa, por exemplo, o professor poderá propor leitura, análise, produção e interpretação de texto, histórias e fatos dos artigos e textos jornalísticos. O professor de matemática poderá trabalhar com os alunos sobre análise dos dados estatísticos sobre frota de veículos, número de acidentes, número de pessoas habilitadas, etc. inclusive com produção de gráficos.Na disciplina de ciências poderão ser realizados estudos e análise da evolução histórica do trânsito, dos meios de transporte, das leis e das regras de circulação. Na área de geografia poderão ser trabalhadas noções de espaço e tempo e análise do fenômeno da urbanização, da densidade demográfica, das aglomerações e das problemáticas do trânsito.  Na área de física poderá haver aplicações de jogos e simulações dos papéis do homem no trânsito, visando o desenvolvimento da atenção e da prontidão para uma interação adequada que previna os acidentes de trânsito. O professor de educação artística poderá propor aos alunos o desenvolvimento da imaginação e da criatividade, que retratam a dinâmica do trânsito, através de produção de maquetes, teatros, música, painéis, mosaicos, etc.José Moura fala que o que se busca com tudo isso é um trânsito mais organizado, mais humano, sem tantos acidentes. Ele diz que é preciso que haja conscientização e respeito de todos, seja do pedestre, do ciclista, do motociclista ou do motorista. “A educação e a consciência das pessoas é que poderá resultar na redução da violência no trânsito”.Além da agenda pedagógica, os professores da Rede Municipal de Ensino de Ponta Porã puderam levar para suas escolas os cadernos de atividades de trânsito para os alunos de 1a a 4a séries, e para os estudantes de 5a a 8a séries.

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