Menu
Busca quarta, 01 de abril de 2020
(67) 9860-3221
Saúde e Bem-estar

Afinal, a soja é saudável?

20 março 2020 - 11h06Por Amanda Panteri

A resposta é sim, mas o segredo é priorizar sempre a versão orgânica do grão. “A soja faz parte do grupo das leguminosas, como o grão-de-bico e o feijão. O problema é que a soja transgênica contém fertilizantes e agrotóxicos. Estes, por sua vez, acrescentam xenobióticos em nosso corpo, que, em exagero, desequilibram o seu funcionamento”, explica a nutricionista e gastróloga Gabriela Cilla, da Clínica NutriCilla. Por isso, de acordo com a especialista, é recomendado que você consuma, no máximo, uma ou duas vezes na semana.

Contudo, ela ainda é ótima nutricionalmente falando. Além de fonte de proteína vegetal (é por isso que muitos produtos veganos e vegetarianos são feitos à base do grão), a soja pode diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom graças ao fitoesterol presente. Sem contar que é uma ótima fonte de fibras, que garantem saciedade e ajudam na digestão. “Seu composto isoflavona também pode ajudar muito as mulheres na pré ou pós-menopausa”, complementa a nutricionista. 

Já os homens precisam de cuidado para consumir esse composto. “Ela diminui o estradiol, podendo gerar ginecomastia e o aumento de gordura na região das pernas para eles. Em casos mais extremos, tem a ver com a perda de libido e até infertilidade”, diz Gabriela. 

O que fazer então? 

Sempre que for ao mercado, procure a certificação orgânica na embalagem, que é representada por este selinho abaixo. Se tiver a letra T, quer dizer que é transgênico. 

E isso vale para os derivados também, viu? Proteína texturizada de soja (aquela que muitas pessoas usam para substituir a carne em pratos como o strogonoff, picadinho, etc), leite vegetal, tofu e até shoyu são melhores se feitos com soja orgânica.

Já os preparos podem ser os mais variados. Muita gente gosta de cozinhar como feijão para consumir em dias que deseja variar um pouco o cardápio. Outros acrescentam na salada e incrementam o vinagrete de um jeito diferente. 

Mas também é possível transformar a soja em um snack. “Vale levar ao forno com azeite, pimenta e os temperos que preferir. Fica crocante como um crispy”, ensina a especialista. 

Em lojas de produtos saudáveis, encontramos a farinha de soja. “Mas nunca a consuma crua. A farinha pode ter microorganismos que a gente só se livra com o cozimento”. 

Fonte: boaforma.abril.com.br

Leia Também

NOVA ANDRADINA
Hospital confirma três profissionais com coronavírus em unidade que atendeu idosa
ARTIGO
A fórmula contra o Coronavírus
MATO GROSSO DO SUL
Campo-grandenses são presos com 250 pacotes de cigarro em Ponta Porã
DOURADOS
Bandidos furtam mais de 3km de fios da avenida Guaicurus e Praça do Cinquentenário
Saúde e Bem-estar
J. P. Mansor oferece serviços de análises de águas e tratamentos de resíduos industriais
ECONOMIA
No primeiro dia do mês Governo libera pagamento de servidores que ganham até R$ 4 mil
PONTA PORÃ
Mulher contrata motorista de aplicativo e é presa tentando levar droga à Capital
SEM SINTOMAS
Quase metade das confirmações de coronavírus em MS já finalizou quarentena
MATO GROSSO DO SUL
Covid-19: barreiras sanitárias começam a funcionar em três municípios na divisa com SP e PR
DOURADOS
Bandidos estouram blindex de loja e levam aparelhos celulares

Mais Lidas

REGIÃO
Ex-assessor de Mandetta é encontrado morto em apartamento na Capital
COVID-19
Primeiro óbito por coronavírus do Estado é registrado em Dourados
DOURADOS
Homem leva surra de populares e é detido por furtar dois veículos em Dourados
COVID-19
MS tem oito confirmações de coronavírus em 24h e suspeitos chegam a 51