O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), disse ontem que não cogita mais a possibilidade de ser vice do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), em uma eventual chapa pura tucana à Presidência da República. Aécio desistiu da pré-candidatura ao Palácio do Planalto em dezembro passado, mas desde então continua sendo sondado para concorrer como vice.
Essa possibilidade aumentou depois que o ex-presidente Itamar Franco decidiu disputar uma vaga ao Senado pelo PPS de Minas Gerais. A ideia inicial do PPS era só lançar Itamar se Aécio desistisse de concorrer ao Senado e aceitasse disputar como vice de Serra.
"Eu não cogito essa possibilidade [de ser candidato a vice]. A minha responsabilidade hoje, o meu entusiasmo é com Minas Gerais. Eu apresentei durante todo o ano uma alternativa ao partido e ao país de uma nova convergência política [...], mas o partido majoritariamente caminhou numa outra direção. Eu respeito essa decisão", afirmou Aécio em entrevista divulgada por sua assessoria de imprensa.
O governador agora pensa em conversar com Itamar para tentar um entendimento político, embora tenha afirmado que considera “legítima“ a vontade do ex-presidente da República em disputar, também, a vaga ao Senado.