Menu
Busca segunda, 20 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
ELEIÇÕES 2014

Aécio elogia programa de Lula e diz que Dilma desmoralizou a reeleição

11 setembro 2014 - 12h08

O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, elogiou nesta quarta-feira (10), em sabatina do jornal "O Globo", a iniciativa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de lançar o Bolsa Família. Aécio também defendeu o legado de seu colega de partido, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ele ainda afirmou que a presidente Dilma Rousseff "desmoralizou" a reeleição.

Aécio argumentou que as circunstâncias que envolviam o governo de Fernando Henrique eram diferentes daquelas em torno de Lula. Ele disse que não haveria o governo do PT se não tivesse havido o do PSDB. Aécio afirmou que FHC foi fundamental no controle da inflação e que Lula acertou também em manter os pilares macroeconômicos de seu antecessor.

"Eu não acho que o PT só errou, não. Eu tenho a capacidade de compreender que a construção que temos hoje - hoje o Brasil é muito melhor do que era há algumas décadas atrás -, é uma construção de vários governos. Ao manter os pilares macroeconômicos de meta de inflação, de câmbio flutuante, de superávit primário real, ele [Lula] acertou. Esqueceu seu discurso, mas acertou. Ao unificar os programas de transferência de renda, que nós já deveríamos ter feito no nosso governo, Bolsa Escola, Bolsa Alimentação, Vale Gás, que se transformaram no Bolsa Família, ele acertou", disse Aécio.

O candidato também foi questionado sobre um eventual segundo mandato e se, caso eleito, acabaria com a reeleição. Ele alegou que a presidente Dilma Rousseff "acabou por desmoralizar a reeleição". Aécio disse, no entanto, que não vai afirmar neste momento da campanha que vai acabar com o segundo mandato, para não parecer "algo eleitoreiro".

"Não morreria de amores por um segundo mandato. Só não vou fazer essa afirmação agora para não parecer algo eleitoreiro. [A reeleição] foi uma experiência. A reeleição não foi votada pelo Fernando Henrique, foi votada por prefeitos, pelo Congresso. Foi uma experiência que o Brasil buscou naquela época. Eu acho que a reeleição faz mal ao Brasil. É uma covardia, uma disputa desigual. E a presidente Dilma acabou por desmoralizar a reeleição. Eu acho que nós temos que ver aquilo que deu errado e modificar. O governo não é para aprenderem a governar no governo", disse.

Aécio chegou ao local da sabatina, no Museu de Arte do Rio, acompanhado do senador Francisco Dornelles, candidato a vice-governador de Luiz Fernando Pezão no estado do Rio. Antes de começar a entrevista, ele brincou com crianças de uma escola municipal que visitavam o museu.

Na mesma resposta em que reconheceu a importância dos programas sociais do governo Lula, Aécio disse que a gestão do ex-presidente deixou de respeitar os pilares da macroeconomia a partir da segunda metade do segundo mandato. Para Aécio, isso prejudicou a economia do país.

"A partir da metade do segundo mandato do governo Lula, começaram a serem flexibilizados esses pilares e de lá para cá é o que está acontecendo. Economia fora de controle, sem previsibilidade, e o Brasil vivendo um processo recessivo com inflação alta, o pior dos cenários possíveis", disse.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Venda de imóveis da União em Dourados não tem interessados
PARQUE ALVORADA
Venda de imóveis da União em Dourados não tem interessados
Jovem tem casa furtada no Jardim Santa Herminia
DOURADOS
Jovem tem casa furtada no Jardim Santa Herminia
TRÁFICO
Casal é preso com droga que levaria para São Paulo
Mato Grosso do Sul recebe mais 277.330 doses de vacina contra a Covid-19
PANDEMIA
Mato Grosso do Sul recebe mais 277.330 doses de vacina contra a Covid-19
Jovem denuncia assalto e polícia apreende moto usada no crime
DOURADOS
Jovem denuncia assalto e polícia apreende moto usada no crime
BR-267
Polícia apreende mais de R$ 4 milhões em cocaína pura durante abordagem
IMUNIZAÇÃO
Douradenses com duas doses de vacina contra Covid-19 somam quase 100 mil
POLÍCIA
Homem tem casa furtada no Jardim Guaicurus
FUTEBOL
Cuiabá e Fluminense encerram a 21ª rodada do Brasileirão hoje
IPÊ ROXO
GM aborda grupo e apreende adolescente com droga e jovem por receptação

Mais Lidas

'AMIGÃO'
Bêbado bate carro e deixa amigo ferido em canteiro
EVENTO CLANDESTINO
PM encerra festa com pelo menos 2 mil pessoas em Dourados
POLO INDUSTRIAL
Expansão industrial impulsiona investimentos logísticos em Dourados
LOTERIA
Douradense fatura R$ 31 mil ao acertar na quina