Menu
Busca sexta, 05 de março de 2021
(67) 99257-3397

Acupunturista passará a atender associados da CAAMS

04 agosto 2009 - 15h38

A CAAMS (Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso do Sul) colocará a disposição dos interessados um dos componentes essenciais da tradicional medicina oriental: a acupuntura. Ainda neste mês de agosto (comemorativo ao advogado), este serviço começará a ser prestado, sendo este mais um benefício para a categoria.

Segundo a Secretária-Geral da CAAMS, Dra. Lúcia Torres, já foi formalizado convênio com Mussi Ribeiro, profissional com larga experiência em acupuntura. Além de propiciar atendimento personalizado, acrescentou a Secretária-Geral, os preços também serão diferenciados.


O que vem a ser acupuntura

A acupuntura é parte essencial da medicina Oriental há anos, mas mesmo agora que já está se tornando moda no Ocidente, nossos médicos ainda não descobriram a maneira exata como essa técnica antiga funciona. No entanto, quaisquer que sejam os mecanismos, a acupuntura parece funcionar. Estudos científicos oferecem evidências reais de que ela é capaz de aliviar a dor e tratar males que variam da osteoartrose a crises de enxaqueca.

A técnica da acupuntura consiste em colocar agulhas da espessura de fios de cabelo em diferentes pontos de pressão (chamados de pontos de acupuntura), em todo o corpo. Acredita-se que o estímulo desses pontos promova as capacidades naturais regeneradoras do corpo e aprimore seu funcionamento.

Existem duas teorias muito diferentes sobre como a acupuntura funciona. De acordo com a filosofia chinesa, o corpo contém duas forças opostas: yin e yang. Quando tais forças estão em equilíbrio, o corpo está saudável. A energia, chamada de "qi" (pronuncia-se "chi"), flui da mesma maneira que um rio flui em seu curso, dividindo o corpo em meridianos. O constante fluxo de energia mantém o yin e o yang em equilíbrio. No entanto, o fluxo de energia pode ser bloqueado algumas vezes, como a água que fica presa atrás de uma represa, e essa interrupção no fluxo de energia pode causar uma doença.

Cerca de 2 mil pontos de acupuntura estão distribuídos pelos meridianos do corpo. A idéia por trás da acupuntura é que o estímulo de tais pontos com as agulhas ou com pressão alivia obstruções do fluxo de energia, permitindo a cura do corpo.

Já de acordo com o ponto de vista ocidental, acredita-se que a acupuntura provavelmente funcione pelo estímulo do sistema nervoso central (o cérebro e a medula espinhal) para que sejam liberados compostos químicos chamados de neurotransmissores e hormônios. Tais compostos aliviam a dor, dão impulso ao sistema imunológico e regulam várias funções corporais. No caso da acupuntura seriam as endorfinas e hormônios que ajudam a aliviar a dor.



Deixe seu Comentário

Leia Também

Polícia flagra adolescente de 12 anos pilotando moto em alta velocidade
BELA VISTA
Polícia flagra adolescente de 12 anos pilotando moto em alta velocidade
STF julga se barra "legítima defesa da honra" em casos de feminicídio
BRASIL
STF julga se barra "legítima defesa da honra" em casos de feminicídio
Mulher é multada após deixar cachorra tomada por sarna e carrapatos
MAUS TRATOS
Mulher é multada após deixar cachorra tomada por sarna e carrapatos
MAIS DE MIL POR DIA
Ocupação elevada de UTIs pode aumentar média de vítimas de covid-19
Câmara de Dourados entrega o prêmio Marta Guarani na próxima segunda
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Câmara de Dourados entrega o prêmio Marta Guarani na próxima segunda
MS
STF nega ação de governos estaduais sobre piso nacional do magistério da educação básica
LADÁRIO
Suspeito de planejar morte de policial é preso com auxilio de drone
MATO GROSSO DO SUL
Decisão do STJ será avaliada pela polícia antes de ser colocada em prática
CLIMA
Inmet estende até sábado alerta de chuvas intensas em Dourados
MEIO AMBIENTE
Prefeitura busca alternativas para recolhimento do lixo eletrônico em Dourados

Mais Lidas

DOURADOS 
Vídeo mostra momento da colisão entre veículos em Dourados
PONTA PORÃ
Casal é assassinado na fronteira e corpos são deixados um ao lado do outro
NOVA DOURADOS
Colisão entre veículos deixa pessoa gravemente ferida em Dourados
PANDEMIA 
Secretário alerta para nova variante do coronavírus na região da Grande Dourados