quinta, 28 de março de 2024
Dourados
20ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Acessibilidade urgente, por Paulo Renato Coelho Netto

14 março 2011 - 09h46

Um grupo em Campo Grande criou o blog Acessibilidade na Prática. Eles, conforme se definem, divulgam opiniões de profissionais, experiências e realizam visitas periódicas a estabelecimentos públicos da cidade, avaliando a acessibilidade de lanchonetes, restaurantes, bancos, cinemas e eventos culturais.
Eles têm o objetivo de avaliar e divulgar as condições de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, realizando críticas baseadas nas normas da legislação sobre rampas, banheiros, elevadores e outros.
O blog contém dezenas de fotografias de calçadas de Campo Grande que são praticamente impossíveis de se transitar até mesmo em plenas condições físicas.
A cidade está repleta de calçadas dessa forma. Algumas com um agravante: tornaram-se estacionamento para carros, geralmente em frente a um estabelecimento comercial.
No lugar onde deveria estar a calçada, por muitas vezes, caminhonetes e pick ups enormes ocupam o lugar daqueles que por direito precisam passar a pé.
Cegos, idosos, cadeirantes e gestantes devem se resignar para vencer os carros na maioria dos estacionamentos/calçada de Campo Grande.
Quem aprovou? Quem fiscaliza? A calçada/estacionamento deve ser permitida por lei, caso contrário não existiria.
Isso precisa ter um fim. Que algum vereador apresente em caráter de urgência um Projeto de Lei que proíba que estabelecimentos comerciais e bancos reservem para automóveis o que é de direito histórico do pedestre.
Competência para aprovar lei rapidamente a Câmara Municipal de Campo Grande já demonstrou que tem ao autorizar de forma fulminante - e por unanimidade - modificações na Lei do Silêncio.
As leis de acessibilidade vão mudar no Brasil, com a eleição da primeira deputada federal tetraplégica da história do país, Mara Gabrilli (PSDB-SP).
Determinada e inteligente, ela chegou à Câmara dos Deputados exigindo uma série de adaptações no plenário projetado por Oscar Niemeyer. As mudanças permitem que a parlamentar, que não tem movimentos do pescoço para baixo, participe das votações e discurse.
O primeiro projeto dela pretende alterar o Código de Trânsito Brasileiro para agravar a punição ao motorista que estaciona o veículo em vaga reservada a idoso ou deficiente físico e determina a fiscalização em estacionamentos de locais como shoppings e supermercados.
Ninguém está livre de se tornar um cadeirante. O ator americano Christopher Reeve, que interpretou o super homem, literalmente caiu do cavalo e ficou tetraplégico durante uma competição de hipismo.
No imaginário hollywoodiano, Christopher Reeve era o ícone do ser humano indefectível. Acontece que na vida real ninguém tem super poderes. Todo mundo é mortal e tem 208 ossos que podem quebrar.
O que a gente deve se atentar é até que ponto as necessidades econômicas são mais importantes que a solidariedade ao ser humano.
Campo Grande está cheia de calçadas intransitáveis. A principal rua no centro, a 14 de Julho, é um exemplo de descaso pela qualidade que oferece aos pedestres.
No centro ou nos bairros, o fato é que a grande maioria das calçadas campo-grandenses são verdadeiras armadilhas a céu aberto para portadores de necessidades especiais ou não. São esburacadas tanto quanto as ruas e avenidas. Muitas com raízes exposta de árvores, troncos e entulhos.
Entre no blog Acessibilidade na Prática. A proposta é pertinente e deveria ser copiada em outras cidades. O endereço é www.acessibilidadenapratica.blogspot.com 
Veja por si mesmo as condições das calçadas da capital de Mato Grosso do Sul. Vale a pena visitar, refletir e mudar de atitude.
PAULO RENATO COELHO NETTO é jornalista, pós-graduado em marketing. www.paulorenato.net.br

Deixe seu Comentário

Leia Também

TEMPO

Quinta-feira de sol com algumas nuvens em Dourados; não chove

'Tigrão do PCC' morre baleado após reagir à abordagem da Polícia Militar

BRASIL

Governo federal prorroga o programa Desenrola até o dia 20 de maio

Ex-militar da Aeronáutica tem pena aumentada por matar a esposa
FEMINICÍDIO 

Ex-militar da Aeronáutica tem pena aumentada por matar a esposa

INVESTIGAÇÃO DE FRAUDE

Jair Renan vira réu por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica

CAPITAL

Cinco pessoas são presas durante operação contra 'gato' de energia

PLENÁRIO

Após 6 anos, STF voltará a discutir alcance do foro para políticos

PRF

Veículo roubado no interior de São Paulo é recuperado em Corumbá

REGIÃO 

Mato Grosso do Sul registra criação de 5998 empregos formais em fevereiro

BANDEIRANTES

Abordagem da Polícia Militar termina com homem baleado em Avenida

Mais Lidas

CONSUMIDOR

Governo manda retirar marcas de azeite do mercado

MS

Operação cumpre 54 mandados contra grupo que cooptava policiais e usava viaturas para o tráfico

TRÁFICO

Cocaína que saiu de Dourados é apreendida em ônibus de turismo no interior de São Paulo

BONITO

Perícia descarta perfuração de arma de fogo em sucuri Ana Júlia, encontrada morta