Troca de lâmpadas, recuperação de vias públicas, poda de árvores, limpeza, atendimentos da saúde, são alguns dos serviços que a Prefeitura de Dourados, através da Ação Comunitária 2010, leva nesta sexta-feira (26) para o Parque das Nações II. Todas as suas secretarias e o gabinete do prefeito vão se instalar durante o dia no bairro.
A Ação acontece na Escola Etalívio Penzo, das 7h às 17h e os bairros beneficiados serão Jóquei Clube, Vila São Brás, Valderez, Cana IV, Estrela Verá, Mariana, Chácara Califórnia, Sol Nascente, Jardim do Bosque e o grande Parque das Nações II. Durante o evento haverá também atividades esportivas e distribuição de brindes.
As ações comunitárias, desenvolvidas desde o ano passado pela atual administração, têm atraído cada vez mais parceiros, que aproveitam para levar às essas regiões, diversos serviços como orientação jurídica, balcão de empregos e corte de cabelo. Informações sobre os programas desenvolvidos pelo município também são oferecidas aos moradores.
O grande enfoque atualmente nessas ações é a saúde, por conta do alto índice de casos de dengue no município. O prefeito Ari Artuzi quer aproveitar essas ações para mostrar à comunidade dos bairros envolvidos, a necessidade de cada um cuidar da limpeza de seu quintal. Para isso, equipes da Vigilância Epidemiológica passam a semana toda na área, realizando várias ações.
A prefeitura está mobilizando a população para auxiliar no trabalho de combate à doença e hoje já tem o apoio da igreja, Exército, entidades de classe e empresas privadas. Uma das delas é a Usina São Fernando que está engajada na campanha e a cada Ação Comunitária disponibiliza pelo menos dez funcionários e dois caminhões para auxiliar na coleta de lixo reciclável.
Ainda na área de saúde, durante esses mutirões vários procedimentos são realizados e existem casos até mesmo de encaminhamento de pacientes para internação, aplicação de soro no próprio local, coleta de sangue e outros procedimentos. O programa tem a finalidade de levar o serviço para a população e não esperar que ela venha em busca desse serviço.