Menu
Busca domingo, 12 de julho de 2020
(67) 99659-5905
SAÚDE & BEM - ESTAR

A importância da Neurociência aplicada no Ensino e Aprendizagem

30 junho 2020 - 08h31Por Luciane Sperafico

A aprendizagem é constituída por processos neurais, e para compreender estes processos é de grande valia fazer uso da Neurociência aplicada a Aprendizagem como instrumento de avaliação e intervenção clínica. O desafio do novo século é rediscutir e integrar os modelos cognitivos com o conhecimento promovido pelos estudos neurofuncionais e das neurociências.

A Neurociência da aprendizagem, em termos gerais, é o estudo de como o cérebro aprende. É o entendimento de como as redes neurais são estabelecidas no momento da aprendizagem, bem como de que maneira os estímulos chegam ao cérebro, da forma como as memórias se consolidam, e de como temos acesso a essas informações armazenadas.

A Neurociência vem nos desvendar o que antes desconhecíamos sobre o momento da aprendizagem. O cérebro, esse órgão fantástico e misterioso, é matricial nesse processo do aprender.

A Neurociência lida com os mecanismos biológicos, as estruturas cerebrais, as doenças mentais, a cognição, o sistema nervoso, as emoções, que por sua vez, acarretam um prejuízo considerável no futuro social da criança, já que perturbam a conduta pedagógica esperada de acordo com sua inteligência normal. Tais transtornos podem se manifestar em dificuldades motoras ou psicomotoras, de atenção, memorização, compreensão, desinteresse, escassa participação e problemas de comportamento.

A importância dos instrumentos neuroeducacionais, reside principalmente na prevenção e detecção precoce de distúrbios do desenvolvimento/aprendizado, indicando de forma minuciosa o ritmo e a qualidade do processo e possibilitando um "mapeamento" qualitativo e quantitativo das áreas cerebrais e suas interligações (sistema funcional), visando a intervenções terapêuticas precoces e precisas, podendo instrumentar diferentes profissionais, tais como médicos, Psicólogos, Fonoaudiólogos , Neuropsicólogos e Psicopedagogos ( que adote uma abordagem neuropedagógica), promovendo assim uma intervenção terapêutica mais eficiente.

Dessa forma, segundo a Psicopedagoga e Especialista em Neuropsicologia e Neuropedagogia “Luciane Sperafico”, avaliar a coordenação do cérebro, suas funções, períodos críticos, as habilidades cognitivas e emocionais, as potencialidades e limitações do sistema nervoso, a memória, as dificuldades de aprendizagem e intervenções apropriadas, pode tornar o trabalho do educador mais significativo, eficiente e autônomo. 

Podemos compreender, desta forma que o uso de estratégias adequadas em um processo de ensino dinâmico e prazeroso provocará consequentemente, alterações na quantidade e qualidade destas conexões sinápticas, afetando assim o funcionamento cerebral, de forma positiva e permanente, com resultados extremamente satisfatórios.

O profissional em Neuropsicologia escolar e Neuropedagogia  frente ao conhecimento da Neurociência poderão contribuir para o processo ensino aprendizagem de forma enriquecedora  ao compreender o processo cerebral, induzirá estratégias de intervenção e estimulação que serão utilizadas na prática clínica maximizando a eficiência da aprendizagem escolar.

O texto foi esclarecedor? Se ainda restaram dúvidas ou se você deseja fazer uma avaliação Psicodiagnóstica de Desempenho cognitivo na Aprendizagem, entre em contato conosco!

Agende sua Avaliação e Tratamento no CENAIPP

CENTRO DE ATENDIMENTO E INTERVENÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA, PSICODIAGNÓSTICO/PSICOLOGIA /NEUROPSICOLOGIA /COACH VOCACIONAL & CARREIRA

Os contatos: (67)999548716 / (67)34210550 - Facebook - Cenaipp
Rua Ciro Melo, 2280 Centro- Dourados/MS
 
“Sobre a Profissional-  LUCIANE SPERAFICO”
 
*Mestre em Psicologia
* Psicanalista
* Psicopedagoga 
* Especialista em Neuropsicologia 
* Pedagoga 
* Neuropedagoga
* Formação em Psicologia Positiva
* Atualização Em Habilitação e Reabilitação Neuropsicológica
*Atualização em Mindfulness 
 * Hipnoterapeuta clínica
* Especialista Em Educação Especial com ênfase em Autismo
* Especialista Em Psicoterapia Cognitivo Comportamental 
* Screener da Síndrome de Irlen
*Analista Comportamental DISC pela SLAC
*Coach de Carreira &Coach Vocacional
*Facilitadora da metodologia LEGO SERIOUS PLAY e POINTS OF YOU
*Tutora Cogmed- Treinamento de Memória Operacional 
*Formação em Terapia do Esquema
 
 

 

 

Leia Também

CRIME AMBIENTAL
Comerciante leva multa de R$ 37 mil por desmatamento em Bela Vista
BELEZA
Especialista revela o porque da procura por dentistas para realizar aplicações de botox
DIREITOS HUMANOS
Estatuto da Criança e do Adolescente ganhará versão em Libras
R$ 863 MIL
Prefeito da Capital anuncia compra de “kit prevenção” à Covid-19
ESPORTES
Sob forte chuva, Hamilton garante pole position no GP de Estíria
ESPORTES
Comitê Olímpico confirma Missão Europa na próxima sexta-feira
CORONAVÍRUS
Deputados podem votar projeto de indenização a profissionais de saúde na terça
PANDEMIA
Surto de Covid-19 nas Américas está longe de acabar, dizem cientistas
JUSTIÇA
Ronaldinho Gaúcho tem recurso negado e segue preso no Paraguai
PMA
Pescadores de São Paulo são autuados por crime ambiental em MS

Mais Lidas

ACIDENTE DE TRABALHO
Douradense morre após ser atingido na cabeça por peça de elevador de 20kg
DOURADOS
“Ele não conseguiu terminar o último plantão”, diz esposa de médico vítima da Covid
PANDEMIA
Em dia com quase 100 novos casos, Dourados tem mais uma morte por coronavírus
PANDEMIA
Pesquisadores veem medidas sem efeito e sugerem lockdown em Dourados