Menu
Busca sexta, 04 de dezembro de 2020
(67) 99659-5905
SAÚDE & BEM - ESTAR

A contribuição da Neuropsicologia nas Dificuldades específicas de Aprendizagem

27 outubro 2020 - 08h15Por Luciane Sperafico

A Psicopedagoga e Especialista em Neuropsicologia “Luciane Sperafico” explica um pouco mais sobre as Contribuições da Neuropsicologia no processo de Avaliação e Intervenção nas dificuldades específicas de Aprendizagem. 

A Neuropsicologia é o campo que estuda as relações entre o cérebro e a cognição nas idades iniciais. O modelo neuropsicológico permite explicar as alterações comportamentais e cognitivas de cada individuo, constituindo assim um diagnóstico cientificamente fundamentado.

A avaliação Neuropsicológica fornece informações, através de testes padronizados, que identificam alterações focais ou sistêmicas do sistema nervoso, viabilizando intervenções preventivas ou remediativas. 

Algumas alterações nos processos mentais e no comportamento já podem ser percebidas desde a fase pré-escolar, como hiperatividade, alterações na motricidade, na atenção, na compreensão auditiva, na memória; outras só irão se manifestar após a alfabetização, como os chamados distúrbios de aprendizagem, como Dislexia, Disortografia, Disgrafia e Discalculia.

O processo de avaliação e diagnóstico das dificuldades específicas de aprendizagem com prejuízo em leitura-escrita e aritmética deve ser realizado por equipe interdisciplinar, envolvendo especialidades como Neurologia, Psiquiatria, Fonoaudiologia, Psicologia, Neuropsicologia e Psicopedagogia, além de considerar a percepção do professor que acompanha intimamente o processo de aprendizagem da criança. E muitas vezes as intervenções são também interdisciplinares, pois cada profissional atua em sua especialidade, proporcionando a reabilitação dos aspectos em Defasagem.

A aquisição da leitura, por exemplo, é um processo neuropsicológico complexo que exige o amadurecimento de diversas funções preditivas básicas para a sua habilitação. O alto índice de distúrbios de leitura atualmente tem exigido maior compreensão sobre o assunto, ações preventivas e estratégias de intervenção devem ser adequadas. Um dos principais objetivos da educação elementar é o ensino da leitura e da escrita, porém, atingir esta meta não tem se mostrado uma tarefa muito fácil, tendo em vista o número muito elevado de alunos que tem sido apontado como apresentando dificuldades no processo de aprendizagem da língua escrita.

Segundo a Psicopedagoga e especialista em Neuropsicologia “Luciane Sperafico” ressalta que a avaliação Neuropsicológica e Psicopedagógica tem se tornado um importante processo de exame para os casos de dificuldades e transtornos específicos de aprendizagem, uma vez que esclarece os mecanismos cognitivos, sociais e emocionais (dependendo do foco da avaliação) que podem estar associados às queixas escolares. Os resultados obtidos nesta avaliação facilitam o planejamento terapêutico indicado para cada caso.

Uma vez de posse do diagnóstico, e tendo recebido todas as informações sobre os motivos para as dificuldades apresentadas pelo paciente em relação à aprendizagem, este deve ser encaminhado para um processo de intervenção em que os aspectos em déficits serão trabalhados e estimulados a fim de melhorar o desempenho escolar. Quanto mais precocemente ocorre a identificação e a estimulação, maiores as chances de progresso da criança.

Deste modo na Clínica Cenaipp onde a especialista atua, ressalta que o trabalho interdisciplinar surgiu de uma demanda inicial para investigar alunos com as causas de baixo desempenho escolar e diagnosticar dos transtornos específicos de aprendizagem. Na procura de melhorar o atendimento diferenciado para as crianças, famílias e profissionais envolvidos em aprendizagem, a profissional percebe a necessidade de compartilhar informações e provém deste modo, capacitando cada vez mais os profissionais, com oficinas, palestras e ações de assessoria e treinamento para a promoção da saúde e educação.

Somente dessa forma é que as dificuldades de Aprendizagens serão mais bem compreendidas e, principalmente, tratadas.

O texto foi esclarecedor? Se ainda restaram dúvidas ou se você deseja realizar uma avaliação Psicodiagnóstica (Neuropsicológica e Psicopedagógica).

 Agende uma consulta conosco! 

Atendimento com Crianças, Adolescentes, Adultos e Idosos.


 
CENTRO DE ATENDIMENTO E INTERVENÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA, PSICODIAGNÓSTICO/PSICOLOGIA /NEUROPSICOLOGIA /COACH VOCACIONAL & CARREIRA / HIPNOSE CLÍNICA

Os contatos: (67)999548716 / (67)34210550

Rua Ciro Melo, 2280 Centro- Dourados/MS

Facebook- Cenaipp

“Sobre a Profissional- LUCIANE SPERAFICO”

*Mestre em Psicologia
* Psicanalista
* Psicopedagoga 
* Especialista Em Neuropsicologia 
* Pedagoga 
* Neuropedagoga
* Hipnoterapeuta
* Atualização Em Habilitação e Reabilitação Neuropsicológica
* Especialista Em Educação Especial com ênfase em Autismo
* Especialista Em Psicoterapia Cognitivo Comportamental 
* Screener da Síndrome de Irlen
*Analista Comportamental DISC pela SLAC
* Coach de Carreira &Coach Vocacional
*Facilitadora da metodologia LEGO SERIOUS PLAY e POINTS OF YOU
*Tutora Cogmed- Treinamento de Memória Operacional 
*Formação em Psicologia Positiva e Terapia do Esquema
*Atualização em Mindfulness  

 

Leia Também

Ministro quer aprovação do novo marco regulatório do gás este ano
ECONOMIA
Ministro quer aprovação do novo marco regulatório do gás este ano
Normas de Biossegurança no Parque das Nações Indígenas estão mantidas
CAPITAL
Normas de Biossegurança no Parque das Nações Indígenas estão mantidas
Prefeitura de Dourados não autoriza horário especial do comércio em dezembro
NOVO DECRETO 
Prefeitura de Dourados não autoriza horário especial do comércio em dezembro
Ministro ressalta sucesso de leilão de petróleo em ano de pandemia
BRASIL
Ministro ressalta sucesso de leilão de petróleo em ano de pandemia
NIOAQUE
Polícia cumpre mandado de prisão contra foragido da Justiça durante abordagem
Conmebol
Datas e horários das quartas da Libertadores e Sul-Americana são divulgadas
INVESTIMENTOS
Sanesul e prefeitura de Bataguassu confirmam área para novo poço de água
CAMPO GRANDE
Autor de agressões que vitimaram jovem deve indenizar família da vítima
PRIMEIRA VOTAÇÃO
Assembleia aprova por unanimidade ampliação do programa Bolsa Atleta e Bolsa Técnico
LOTERIA
Mega-Sena pode pagar R$ 11 milhões amanhã

Mais Lidas

POLÍCIA
Homem é encontrado morto em ponte próximo à Vila Cachoeirinha 
CAARAPÓ
Jovem que matou companheira com mata-leão é autuado em flagrante por homicídio doloso
ACIDENTE
Rodas de carreta se soltam e atingem mulher na calçada em Amambai
DOURADOS
Corpo encontrado na pedreira é de homem desaparecido há quatro dias