Muitos políticos aproveitaram as festividades de natal e ano novo para contribuir com o aumento da poluição visual na cidade de Dourados. Os outdoors deles estão em muitos lugares, tentando vender a imagem de bonzinhos e que trabalham para o bem estar social da comunidade. Agora que se aproxima o ano eleitoral de 2010, aparecem sorridentes, demonstrando muita alegria, só faltam dizer que são candidatos e pedir o voto do douradense.
É, parece que estão chegando com força total. Para se ter uma idéia, tem político que nunca pregou uma tachinha na cidade, mas agora aparece, dez meses antes do pleito eleitoral, vendendo a imagem de bom moço. Outros, talvez com receio de nunca ter ajudado a população da cidade, preferiram aparecer ao lado de ‘cabos eleitorais’ conhecidos, são principalmente vereadores que aparecem na foto ao lado do figurão de fora. No mínimo, no ano de 2010 devem sair por aí pedindo votos para os tais figurões que só lembram de Dourados em anos eleitorais.
Tem propaganda pra todo gosto, cada qual vende o ‘peixe’ da sua maneira. O importante é convencer o eleitor de que ele é bonzinho, generoso e está do lado do povo. Tem até político que foi preso pela Polícia Federal, no mês de julho último, na operação Owari com a foto estampada em ponto estratégico e, pasmem, destacando na propaganda famílias tradicionais de pioneiros que aqui chegaram em outros tempos, de vida muito mais difícil, e trabalharam duro e honestamente para criar suas famílias e construir nossa cidade.
Como diz sabiamente, a propaganda é a alma do negócio. Então nada mais do que fazê-la bem feita. Trabalhar a foto, rejuvenescer o político, deixá-lo uns quinze anos mais moço. Rejuvenescido fica mais bonito, dá a impressão de mais forte, dinâmico e trabalhador. Desta feita conquistará com mais facilidade o voto das mulheres, da juventude, enfim da população que o conhece pelo trabalho prestado e pelas ondas sonoras.
Nesse período também é oportuno aparecer ao lado da mulher e filhos. Afinal, faz parte da nossa tradição comemorar com a família as festas de final de ano. Assim, como diz o ditado, fica tudo em casa no próximo pleito. Além de aparecer junto com a esposa e filhas ainda da à impressão que está trabalhando duro, afinal é com a ‘força do trabalho’ que se melhora a cidade e as condições de vida do seu povo.
No mundo do vale tudo eleitoral até ‘papai noel’ ficaria espantado se aparecesse pelas terras de Marcelino Pires nesse final de ano. Não se sabe se daria risada ou se ficaria bravo ao notar que político construtor que alardeia pelos quatro cantos que traz muito dinheiro de Brasília para obras em Dourados, desceu do seu trator e foi parar no outdoor vestido de bom velhinho. Como se vê, fazem de tudo para cativar e ganhar um votinho do ingênuo eleitor, que na maioria das vezes não consegue parar e pensar de onde saiu o dinheiro que ergueu a bonita propaganda naquele local de grande movimento de ‘almas vivas’ que passam todos os dias por ali. Gostaria muito de estar enganado com a tal ingenuidade eleitoral.
*Ribeiro Arce
*Professor da rede estadual de ensino de MS. E-mail: ribeiroarce@gmail.com
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