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Saúde e Bem-estar

A autoestima se constrói passo a passo

17 março 2020 - 09h30
A Psicoterapeuta e especialista em Psicologia Positiva Luciane Sperafico explica um pouco mais sobre: "Cuidar da autoestima é cuidar da saúde mental".
 
A forma como respondemos aos acontecimentos da nossa vida no dia a dia são formadas por quem nós somos e principalmente pelo o que pensamos que somos. A avaliação do valor, apreço ou importância que cada um faz sobre si próprio é chamada de autoestima.
Como a própria palavra já diz em seu prefixo, autoestima é uma avaliação subjetiva de como você se enxerga.
 
A literatura científica tem evidenciado que a autoestima é considerada um importante indicador da saúde mental por interferir nas condições afetivas, sociais, e psicológicas dos indivíduos e por estar diretamente ligada ao bem-estar e qualidade de vida das pessoas.
 
A importância de prestar atenção nesse tema é grande, já que é comum verificar a baixa autoestima ligada a episódios depressivos, transtornos de ansiedade (principalmente fobia social), transtorno Dismórfico corporal e transtornos alimentares. Pessoas nessas condições podem sofrer muito e apresentar dificuldades para manter relacionamentos afetivos, fazer amizades ou desempenhar atividades profissionais, por exemplo.
 
Por isso, avaliar como anda a nossa autoestima é extremamente relevante para o bem-estar individual assim como as qualidades das relações estabelecidas.
 
É necessário entender também que a autoestima não é algo fixo e permanente, mas sim uma condição mutável podendo ser alterada dependendo de nossas experiências ou das transições para outras fases da vida. Sendo assim, ela pode ser construída, aprimorada ou aperfeiçoada.
 
4 Passos fundamentais para desenvolver uma autoestima saudável.
 
1- Autoconhecimento:
 
Para nos valorizarmos, é necessário que nos conheçamos, em primeiro lugar. É importante amar, valorizar, ou admirar algo que não conhecemos. Por isso o processo do autoconhecimento se faz necessário para que possamos conhecer e valorizar nossos pontos fortes, valores, virtudes e também identificar possíveis dificuldades. O autoconhecimento é o primeiro passo para uma autoestima genuína.
 
2- Autoaceitação:
 
Significa aceitar a si mesmo como se é, gostar de si, respeitar seus sentimentos, e escolhas. Não é se conformar e desistir de ser melhor, mas, é um passo fundamental para a mudança. A autoaceitação leva à valorização pessoal e a uma autoestima elevada!
 
3- Autocompaixão:
 
É agir consigo da mesma maneira que agiria com um amigo(a) durante um período difícil ou de sofrimento. Ao invés de julgar e criticar a si mesmo por suas deficiências, a autocompaixão permite que você seja gentil e compreensivo diante de suas falhas.
 
4- Autoresponsabilidade:
 
É a capacidade racional e emocional de trazer pra si a responsabilidade pelo o que acontece em sua vida, por mais inexplicável que seja, por mais que pareça estar fora do seu controle e das suas mãos. Praticar autoresponsabilidade é parar de procurar culpados externos e se comprometer com a própria vida e com o seu Bem-estar.
 
Portanto, Cuidar da autoestima é cuidar da saúde mental. Experimente colocar em prática essas dicas diariamente para a construção de uma autoestima saudável e funcional.
 
Além disso, pode-se também buscar por Psicoterapia que proporciona o fortalecimento do individuo e melhora da autoestima por meio de acordo com técnicas e métodos específicos.
 
 
Em síntese, quando possuímos autoestima elevada, temos crenças fortalecedoras a respeito de nós mesmos. Dessa forma, buscamos novos desafios e metas desafiadoras, sem prejudicar qualquer área de nossa vida. Sentimo-nos independentes, pois não importam as circunstâncias, sabemos que somos capazes de escolher e trilhar nosso caminho. E, por fim, sentir-se merecedor de sucesso profissional, financeiro e afetivo, capaz e preparado para lidar com quaisquer adversidades da vida, com resiliência e sempre respeitando o próprio limite.
 
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Sobre a Profissional - LUCIANE SPERAFICO”

* Mestre em Psicologia

* Psicanalista

* Psicopedagoga

* Pedagoga e Neuropedagoga

* Especialista Em Neuropsicologia

* Atualização Em Reabilitação Neuropsicológica

* Especialista Em Educação Especial com ênfase em Autismo

* Especialista Em Psicoterapia Cognitivo Comportamental

Screener da Síndrome de Irlen

*Analista Comportamental DISC pela SLAC

* Coach de Carreira &Coach Vocacional

*Facilitadora da metodologia LEGO SERIOUS PLAY e POINTS OF YOU

*Tutora Cogmed- Treinamento de Memória Operacional &Treino Cognitivo (Atenção)

*Formação em Psicologia Positiva e Terapia do Esquema

*Atualização em Mindfulness 

 

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