Menu
Busca segunda, 01 de junho de 2020
(67) 99659-5905
Saúde e Bem-estar

5 exercícios para respirar melhor: como e quando fazer

07 maio 2020 - 06h00Por Tua Saúde / Marcelle Pinheiro Fisioterapeuta

Os exercícios respiratórios têm como objetivo ajudar a deslocar as secreções para serem mais facilmente eliminadas, facilitar a troca de oxigênio, melhorar a mobilidade do diafragma, favorecer a drenagem torácica, recuperar a capacidade pulmonar e prevenir ou reexpandir áreas afetadas do pulmão.

Estes exercícios podem ser feitos com a ajuda de um fisioterapeuta ou sozinho em casa, porém, o ideal é que sejam sempre feitos sob recomendação de um profissional de saúde e de acordo com o histórico de saúde.

5 exercícios para respirar melhor: como e quando fazer

Alguns exercícios simples que se pode experimentar em casa são:

1. Exercício de drenagem postural
Neste exercício deve-se deitar numa superfície inclinada, mantendo a cabeça mais baixa que o corpo. Isso vai fazer com que as secreções no trato respiratório se mobilizem, ficando mais fáceis de serem removidas pela tosse.

A drenagem postural pode ser feita 3 a 4 vezes por dia, durante 30 segundos ou durante o tempo determinado pelo fisioterapeuta. Saiba mais sobre como funciona a drenagem postural.

2. Exercício de respiração abdomino-diafragmática
Para realizar corretamente este exercício, deve-se colocar a mão dominante sobre o umbigo, e a mão não-dominante sobre o peito, na região entre os mamilos. Depois, deve-se fazer uma inspiração lenta, pelo nariz, de forma a elevar progressivamente a mão dominante, evitando elevar a mão não dominante. A expiração também deve ser lenta, geralmente com os lábios semi-cerrados, e deve fazer descer apenas a mão não-dominante.

Este exercício consiste na realização da inspiração usando a parede abdominal e reduzindo o movimento do tórax, seguida de uma expiração passiva, que contribui para melhorar o movimento da parede torácica e a distribuição da ventilação, aliviando a falta de ar e aumentando a resistência ao exercício.

3. Exercício com sustentação de ar
Para realizar este exercício, deve-se inspirar lentamente, imaginando que se está num elevador que vai subindo andar por andar. Assim, deve-se inspirar por 1 segundo, sustentar a respiração, continuar inspirando por mais 2 segundos, sustentar a respiração e assim sucessivamente, enquanto for possível, até soltar completamente o ar.

Este exercício deve ser feito durante cerca de 3 minutos. Se surgirem tonturas é aconselhado parar e descansar alguns minutos antes de repetir o exercício, que deve ser realizado 3 a 5 vezes ao dia.

4. Exercício com elevação dos braços
Este exercício deve ser realizado sentado numa cadeira, com as mãos apoiadas nos joelhos. Depois, deve-se encher o peito com ar e ir levantando lentamente os braços esticados, até que fiquem acima da cabeça. Por fim, deve-se voltar a baixar os braços e ir soltando todo o ar dos pulmões.

Este exercício também pode ser realizado deitado e deve ser feito por 3 minutos.

5. Exercício com canudinho
Este exercício é feito com a ajuda de um canudinho, em que é preciso soprar ar para dentro de um copo com água, fazendo bolinhas. Para isso, deve-se inspirar profundamente, sustentar a respiração durante 1 segundo e soltar o ar para o interior do canudinho, fazendo bolinhas na água lentamente. O exercício deve ser repetido 10 vezes e só deve ser realizado sentado ou de pé. Se não for possível ficar nestas posições, não se deve realizar o exercício.

Em alternativa, a pessoa pode soprar em um apito, inspirando durante 2 ou 3 segundos, sustentando a respiração por 1 segundo e expirando por mais 3 segundos, repetindo 5 vezes. Este exercício já pode ser feito deitado.

Estes exercícios podem ajudar na COVID-19?

Os exercícios respiratórios fazem parte da fisioterapia respiratória, que normalmente é utilizada em pessoas com problemas pulmonares agudos ou crônicos, para ajudar na diminuição dos sintomas e facilitar o processo de recuperação.

Assim, estes exercícios podem ser usados em pessoas com COVID-19 para aliviar os sintomas de falta de ar, tornar a tosse mais eficaz e reduzir o risco de complicações graves, como a pneumonia ou insuficiência respiratória.

Mesmo em pacientes que possam precisar ficar internados na UTI devido à COVID-19, os exercícios, assim como toda a fisioterapia respiratória podem ser uma parte muito importante do tratamento, fortalecendo os músculos da respiração, que pode acabar enfraquecidos devido ao uso do ventilador.

Quem pode fazer os exercícios

Os exercícios respiratórios estão indicados para pessoas com:

Produção excessiva de catarro, devido a infecção, alergias ou uso de cigarro, por exemplo;
Insuficiência respiratória aguda;
Colapso do pulmão;
Dificuldade para tossir.
Além disso, podem ainda ser usados sempre que for necessário aumentar o fluxo de oxigênio no organismo.

Quem não deve realizar os exercícios
Estes exercícios não devem ser realizados quando a pessoa tem febre acima de 37,5ºC, já que os exercícios pode elevar ainda mais a temperatura corporal. Além disso, a realização do exercício não é recomendada no momento em que a pressão estiver alta, pois pode haver ainda mais alteração da pressão.

No caso de pessoas com doenças cardíacas, os exercícios respiratórios só devem ser realizados com acompanhamento do fisioterapeuta, pois podem surgir complicações.

Fonte: www.tuasaude.com

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL
Projeto que cria a Lei das Fake News pode ser votado nesta terça-feira
PONTA PORÃ
Após denúncia, DOF apreende drogas sendo embaladas em residência
PANDEMIA
Taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19 no Rio é de 91%
ECONOMIA
Auxílio emergencial começa a ser creditado na conta de beneficiários
CASSILÂNDIA
Homem é autuado em R$ 10 mil por degradação ambiental
MATO GROSSO DO SUL
ALEMS ratifica isenção de ICMS na parcela da subvenção da tarifa de energia elétrica
PANDEMIA
Receita Federal doa mais de 9 mil produtos apreendidos para enfrentamento da Covid-19
TECNOLOGIA
Sul-mato-grossenses podem baixar aplicativo MS Digital para ter acesso a mais de 50 serviços públicos
PANDEMIA
Visitas a presídios federais estão suspensas por mais 30 dias
TECNOLOGIA
Consumo de vídeo e áudio online cresce no Brasil, aponta pesquisa

Mais Lidas

PANDEMIA
Estado alerta que Dourados deve ser cidade com mais casos de Covid-19 na próxima semana
POLÍCIA
Homem encontrado morto sob a ponte do Calarge tinha 38 anos
DOURADOS
HU emite nota de esclarecimento sobre atendimento de mulher que morreu com Covid-19
DOURADOS
Homem é encontrado morto embaixo de ponte no córrego Laranja Doce