Menu
Busca terça, 26 de maio de 2020
(67) 99659-5905

2010, um ano de muita esperança

03 janeiro 2010 - 08h08

Alguns anos, antes mesmo de começarem, já estão predestinados a serem anos bons. Assim está marcado este ano de 2010.

Não sei por que, mas não só com os anos, com dias da semana também acontecem previsões boas antecipadamente. Os sábados, por exemplo, praticamente todos eles fazem a minha alegria antecipada – e acredito de todo mundo.

Com 2010 acontece isso. Todo mundo espera boas coisas deste ano.

Por ser um ano de eleições gerais este ano será bem movimentado; não só pela barulheira tradicional dos comícios, mas pela própria mobilização dos cabos eleitorais. Serão milhares deles andando pelas ruas das nossas cidades divulgando os seus candidatos. Muita gente empregada por conta da política. Empregos temporários é verdade, mas se considerarmos todos os municípios, serão milhões de pessoas empregadas, mesmo que o emprego seja temporário.

Que me desculpem os leitores que se dizem enojados com a política, mas independente da má vontade de muitos, e apesar de tantos escândalos, a melhor maneira de se administrar um país, um estado, ou o próprio município ainda é fazê-lo através da política.

As administrações públicas estão corruptas? Sim, mas nem todas. Aliás, a grande maioria delas é séria. Duas são as causas da divulgação de tantos escândalos. A primeira é que está havendo
uma maior fiscalização sobre todas as administrações públicas. A segunda causa é a falta da sua participação na política – não esqueça caro leitor, quando os bons se negam a participar os ruins
tomam conta; é o que tem acontecido.

Este ano é ano de Copa do Mundo e com o futebol, assim como na política, alguns poucos não gostam dele. Agora, quando se trata de seleção Brasileira, aí o bicho pega. Não há neste país nenhuma pessoa, por mais atrevida que seja que ouse sair por aí dizendo não gostar de futebol e não saia no prejuízo.

O Brasil, ou melhor, a Seleção Brasileira vai estar na África do Sul em julho próximo e será, como sempre, a estrela maior perante o mundo – mais de dois bilhões de expectadores pelo mundo afora
verão nossos craques jogar. E se formos hexacampeões duvido haja um brasileiro que não chore de emoção. Em 2010 espero chorar de emoção.

A crise econômica foi embora, mas nos deixou com um crescimento zero em 2009. Contudo, para este ano a economia vai “bombar”. As previsões são de um crescimento de 5% no PIB, Produto Interno Bruto. Vai ser um baita crescimento.

Por conta da Copa do Mundo de 2014 que será aqui no Brasil, somada à Olimpíada (2016), que também será no Brasil (Rio de Janeiro), muitos bilhões serão aplicados a começar neste ano. Será uma verdadeira corrida contra o relógio.

Será um esforço como numa economia de guerra. Por consequência, o crescimento não será apenas na economia, mas principalmente na área social. 2010 é o ano da arrancada para esses investimentos.

E para os que gostam de bons presságios, neste ano teremos quatro eclipses, dois do sol e dois da lua. Estão aí mais quatro motivos para pensar que este será um bom ano.

Não há como negar, para nós brasileiros, 2010 é um ano de muita esperança.

* Membro da ADL, Academia Douradense de Letras; foi vereador, secretário do Estado e deputado federal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BR-262
Veículo furtado na Bahia é recuperado durante barreira sanitária
LADÁRIO
Liminar derruba decreto que previa orações e jejum na pandemia
ESTRELA DO SUL
Adolescente planta maconha no quintal da avó e acaba apreendido
SENTENÇA
Justiça determina que morador cumpra regras de construção de condomínio
COVID-19
Senado aprova requisição obrigatória de leitos privados pelo SUS
AGRESSÕES
Após ordem judicial, “Pedreiro Assassino” é transferido para Instituto Penal
AVANÇO DA PANDEMIA
Brasil registra 1.039 mortes por Covid-19 em 24 horas e total chega a 24,512
JUSTIÇA
Consumidor será indenizado por protesto de débito já quitado
SAÚDE
Sul-Mato-Grossense Aracy Balabanian é internada com insuficiência respiratória
CAPITAL
Foragido morre em hospital após ser esfaqueado na rua, mãe reconhece

Mais Lidas

DOURADOS
Prefeitura estende toque de recolher em 2h em Dourados
PANDEMIA
Dourados tem mais de 150 casos de Covid-19 e secretário diz ser assustadora a crescente na região
PANDEMIA
Dois meses após decreto de emergência, Dourados confirmou 127 casos de Covid-19
PANDEMIA
Número de pacientes internados por coronavírus em Dourados sobe 50% em 24h