Na sessão desta quarta-feira, o deputado estadual Humberto Teixeira (PDT) apresentou projeto de lei que isenta do pagamento de taxa de 2ª via os documentos roubados que foram expedidos por órgãos públicos do Estado de Mato Grosso do Sul. Para o parlamentar como a segurança pública é responsabilidade do Estado cabe ao próprio tomar medidas que minimizem, ao menos em parte, os prejuízos sofridos pelo cidadão.
Perder os documentos, seja por motivo de extravios, furtos ou roubos traz transtornos incalculáveis para a vida do cidadão começando por ter de arcar com as taxas para a emissão da 2ª via. Só o documento de identidade, por exemplo, custa atualmente R$ 45,60 para ser emitido novamente.“Se o cidadão tem sua carteira roubada com todos os documentos, precisa desembolsar um grande valor para obter os novos documentos, isso sem contar os outros transtornos que ele tem podendo acabar sendo vítima de fraudes e golpes”, declarou o parlamentar que acrescentou: “uma vez que o Estado não consegue dar a segurança necessária a quem nele vive, precisa pelo menos arcar com as despesas para a emissão da 2ª via”.
O projeto de lei de Humberto Teixeira destaca que somente a vítima de roubo, perante a apresentação do boletim de ocorrência, poderá obter a isenção da cobrança da taxa de 2ª via. Os casos de furto não serão incluídos na isenção da cobrança, pois para o parlamentar mesmo com um policiamento ostensivo é grande a dificuldade da atuação do Estado na prevenção deste tipo de crime.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Polícia cumpre mandado e prende condenado por tráfico de drogas
BRASILPF indicia Jair Bolsonaro e Ramagem no inquérito da "Abin Paralela"
VIOLÊNCIAVizinho seguiu menina de 12 anos e filmou tentativa de estupro

Inscrições para curso preparatório à Magistratura terminam 6ª-feira
Bombeiros realizam buscas por mulher que desapareceu em rio
Presidente do Senado cria CPI para investigar fraudes no INSS

Família procura idoso com câncer desaparecido desde domingo
Congresso derruba veto e pensão para vítimas da zika é retomada

Após fuga, motorista é preso transportando 428 quilos de maconha
Sul-mato-grossenses retidos em Israel devem retornar nesta quarta
Mais Lidas

Após meninas faltarem na escola, denúncia leva a prisão de dois jovens por estupro em Dourados

Casa 'vigiada' pela polícia em Dourados escondia R$ 3 milhões em pasta-base de cocaína

Mulher é agredida na frente dos filhos durante festa junina em Dourados
