Menu
Busca quinta, 22 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
TRADIÇÃO

17ª edição do FestSol será realizada neste domingo no Clube Indaiá

22 outubro 2017 - 10h21Por Da Redação

O CTN (Centro de Tradições Nordestinas) realiza neste domingo, dia 22 de outubro, a 17ª edição do FestSol (Festa da Carne de Sol). O evento acontece no Clube Indaiá, entre 11 e 18 horas. 

Além das comidas típicas como sarapatel, baião de dois, creme de cabotiã, farofa de cuscuz e o churrasco de carne de sol, a festa terá ainda três grupos de forró pé-de-serra animando os participantes.

Conforme o CTN, o Trio Nordestino, Terra Seca e Canta Nordeste tocarão até as 18 horas.

O almoço será servido entre 11 e 14 horas no local. O valor do ingresso é R$ 50 e pode ser adquirido na Banca do Jaime, Água Doce Cachaçaria, Casa Nordestina, O Caldeirão, Celmiry Atelier, Maurão Materiais para Construção e Relojoaria Real.

Terra Seca

O grupo foi fundado há 19 anos e toca música regional brasileira, destacadamente ritmos de origem nordestina. Originário de Dourados, surgiu com o propósito de reinserir e cultivar, na região e em todo o Mato Grosso do Sul, a música nordestina de raiz, adotando como estilo musical o chamado forró pé de serra, proposta que mantém até hoje. 

Tem como principal fonte de inspiração os grandes expoentes do cancioneiro nordestino, iniciando pela figura maior de Luiz Gonzaga, passando por Dominguinhos, Trio Nordestino, Alceu Valença, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Moraes Moreira, Nando Cordel, Gilberto Gil, Fagner e outros artistas que acabaram inserindo o forró no contexto maior da MPB.

Em sua trajetória, o Terra Seca se apresentou em diversas cidades do Estado, como:  Campo Grande, Corumbá, Coxim, Rio Verde, Caarapó, Ponta Porã, Sonora, Jateí, Fátima do Sul, Rio Brilhante, Glória de Dourados, Nova Andradina, Deodápolis, Ponta Porã, Nova Alvorada do Sul, Jardim, Itaporã, Naviraí e, principalmente, na cidade da Dourados.  

Um dos momentos mais marcantes na história do grupo foi a abertura do show de Moraes Moreira, realizado no Teatro Municipal de Dourados, durante uma das edições do projeto Temporadas Populares, em 2001. 

Trio Nordestino 


Criado em 1958 na cidade de Salvador (BA), o Trio Nordestino iniciou a formação clássica do forró, com um sanfoneiro, zabumbeiro e um triângulo para dar o toque especial. 

Os fundadores Lindú (voz e sanfona), Coroné (zabumba) e Cobrinha (triângulo) lançaram o primeiro disco em 1962, apimentando a música brasileira com o suingue, o humor e a sensualidade do sertão.

Os primeiros discos saíram pela gravadora Copacabana e traziam canções de Gordurinha ("Pau-de-arara É A Vovozinha", "Carta 100 Erros", "Carta A Maceió"), Antônio Barros ("Chililique", "Forró Pesado", "Procurando Tu"), a iniciante dupla Dominguinhos-Anastácia ("Conversa De Motorista"), além do próprio Lindú, nome artístico de Lindolfo Barbosa. "Procurando Tu" foi o maior sucesso do Trio Nordestino, no início dos anos 70, chegando a vender cerca de um milhão de discos.
 
Atualmente o grupo é formado pelos herdeiros musicais Luiz Mário – triângulo e voz (filho de Lindú, um dos fundadores do grupo), Coroneto - zabumba (neto de Coroné, também fundador da banda) e Beto Sousa – sanfoneiro (afilhado de Lindú). 

O grupo já gravou com grandes representantes da música popular brasileira: Fagner, Alceu Valença, Bezerra da Silva, Elba Ramalho, Dominguinhos, Alcione, Flavio José, Santana, Genaro, Silvério Pessoa, Zeca Baleiro, Estakazero, Adelmário Coelho, Luiz Caldas,Targino Gondim, entre outros.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Após anular licitação milionária, Funsaud prorroga contrato de 2018 com marmitaria
LEGISLATIVO DE MS
Neno Razuk solicita parcerias para melhoria da mobilidade urbana em bairros de Dourados
BRASIL
Bolsonaro faz mudança em cargos do gabinete pessoal e Secretaria-Geral
DOURADOS
Publicidade por materiais impressos ainda é maior gasto de vereadores que buscam reeleição
PANDEMIA
MS se aproxima de 79 mil casos confirmados de coronavírus
COMPARSA FORAGIDO
Acusado de render idoso e roubar relojoaria é preso em Dourados
PANDEMIA
Dourados tem mais de 500 pessoas em isolamento devido ao coronavírus
INFORME PUBLICITÁRIO
Uma nova fase da sua vida começa aqui
BRASILEIRÃO
Águia Negra encara Operário no MT para voltar ao G4 da Série D
EDUCAÇÃO
Governo regulamenta renegociação de dívidas com o Fies

Mais Lidas

DOURADOS
Acidente entre carreta e motocicleta mata mulher na BR-163
HOMICÍDIO EM 2013
Condenada pela morte do ex em Dourados é presa na Capital
DOURADOS
Motorista bêbado causa acidente em semáforo da Avenida Marcelino Pires
DOURADOS
Carona de motociclista que morreu em acidente com carreta corre risco de ter perna amputada